Equipes do Barricada Zero em atuação na comunidade da Quitanda, em Costa BarrosDivulgação / PMERJ
Operação Barricada Zero retoma liberação de vias em quatro municípios
'Seguiremos trabalhando até não existir mais nenhum bloqueio ilegal', diz Cláudio Castro
Rio - Equipes da operação Barricada Zero retornaram, nesta segunda-feira (1°), a comunidades da cidade do Rio e dos munícipios de Duque de Caxias, São Gonçalo e São João de Meriti. Até o momento, não houve balanço dos materiais retirados.
Os policiais militares atuam nas comunidades da Quitanda, Lagartixa e Pedreira, em Costa Barros, Zona Norte do Rio. Em Caxias, na Baixada, a ação ocorre no Cangulo, Ana Clara, Rasta e Campos Elíseos. Já em São Gonçalo, na Região Metropolitana, os agentes estão no Jardim Catarina, e em Meriti, na Vila Ruth.
Por conta da ação, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio, uma unidade de ensino no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, foi impactada e tiveram suas aulas canceladas.
Em Duque de Caxias, sete escolas suspenderam todas as atividades por questões de segurança, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. Ela informa, ainda, que havendo necessidade outras unidades podem cancelar as aulas.
São elas: Escola Municipal Francisco Oswaldo Neves Dornelles, Escola Municipal Dr. º Manoel Reis, Creche Pré-Escola Municipal Susana Naspolini, Escola Municipal Profª Maria Anger Dias Guarino, Escola Municipal Marilância, Escola Municipal Monteiro Lobato e Escola Municipal Campos Elíseos.
A operação, promovida pelo governo do Rio em parceria com prefeituras, tenta enfraquecer organizações criminosas e liberar vias para a circulação. As equipes utilizam retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões basculantes para remover as barricadas, realizar pavimentação e serviços de limpeza urbana.
"Seguiremos trabalhando até não existir mais nenhum bloqueio ilegal que impeça os moradores de circularem livremente por suas comunidades. Nosso compromisso é para que as pessoas tenham acesso aos serviços públicos e não vivam amedrontados", afirmou o governado do Rio, Cláudio Castro.
Coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional, o trabalho iniciou no último dia (24) e reuniu 280 agentes das forças, entre policiais militares e civis, além de secretarias de Estado e prefeituras. Ao longo da última semana, mais de 1,8 mil toneladas de barricadas foram retiradas e dezenas de criminosos presos.
No primeiro dia, as autoridades atuaram na Cidade de Deus, Zona Sudoeste do Rio; em Duque de Caxias, na comunidade Mangueirinha; em Nova Iguaçu, no Grão Pará; em Queimados, nas comunidades São Simão e Dom Bosco; e em São Gonçalo, no Jardim Catarina. Nos dias seguintes, a operação avançou para outros pontos, como a Zona Norte do Rio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.