Espaço Cacheadus Beauty, em Madureira, foi fiscalizado pelos agentesDivulgação / Polícia Civil

Rio – A Polícia Civil realiza, nesta quarta-feira (11), uma operação para combater o uso de cosméticos irregulares em quatro salões de beleza no Rio. De acordo com os agentes, os produtos não têm o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As equipes da Delegacia do Consumidor (Decon) estão nas ruas para cumprir mandados de busca e apreensão nos espaços localizados em Madureira, Marechal Hermes e Ramos, na Zona Norte, e em Vila Valqueire, na Zona Oeste.
Todo o material encontrado está sendo apreendido. A ação ainda está em andamento.
O delegado da Decon, Wellington Vieira, esclareceu ao DIA que a venda de produtos sem registro é crime: "Qualquer cosmético deve possuir registro (se for grau 2) ou notificação (grau 1), da Anvisa. Sem esses documentos, não pode haver comercialização, porque a conduta configura crime contra a saúde pública. As investigações vão verificar as irregularidades."
De acordo com a Anvisa, o grau 1 refere-se aos produtos de baixo risco, como shampoos, perfumes e hidratantes. Já os de grau 2 apresentam alto risco e exigem comprovação de segurança e eficácia. 
Um dos salões fiscalizados é o Cacheadu's Beauty, que tem sede em Madureira. Procurado, o espaço ainda não se pronunciou.