O influenciador Renato Aurélio Lopes Cruz (de bermuda) era investigado em diversos estados do paísReprodução/internet
Influenciador com 60 mil seguidores é preso por golpe do financiamento de veículos
Ele cooptava pessoas com nome limpo e manipulava informações financeiras a fim de obter lucro
Rio – O influenciador Renato Aurélio Lopes Cruz, que acumula mais de 60 mil seguidores nas redes sociais, foi preso em Itaguaí, na Região Metropolitana, por aplicar um golpe envolvendo financiamentos de veículos a partir de nome de terceiros. Agentes da 50ª DP (Itaguaí) cumpriram contra ele um mandado de prisão preventiva pelo crime de estelionato nesta terça-feira (10).
A reportagem de O DIA apurou que o influenciador vinha sendo monitorado pela distrital havia cerca de dois meses por causa de sete ocasiões em que ele teria praticado o golpe em Itaguaí – o total no estado do Rio de Janeiro seria de 24.
O acusado atuava sempre da mesma forma: cooptava pessoas com nome limpo nos cadastros de proteção ao crédito e manipulava informações financeiras, elevando as respectivas pontuações artificialmente, a fim de viabilizar os financiamentos.
Na sequência, Renato utilizava fotografias de veículos novos para simular negociações com instituições financeiras e obter os financiamentos fraudulentos.
Relatos de donos de proprietários de veículos 0 km dão conta de que eles só percebiam que os automóveis já não constavam como sendo seus, por estarem financiados no nome de terceiros, durante o pagamento de tributos como IPVA e DPVAT, o que culminava em ordens de busca e apreensão por inadimplência.
O influenciador também era procurado no Espírito Santo, onde foi expedido o mandado de prisão, e investigado em outros três estados: Rondônia, São Paulo e Mato Grosso. A prisão ocorreu na Rua Manuel Gomes da Silva, em Itaguaí.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.