Publicado 26/06/2026 08:05 | Atualizado 26/06/2026 10:28
Rio - A Polícia Civil realiza, nesta sexta-feira (26), uma operação contra uma quadrilha responsável pelo abastecimento de munições e carregadores para grupos criminosos. Segundo as investigações, os alvos adquiriram, ilegalmente, mais de 10 mil munições de fuzil e pistola. A ação acontece em Rio das Pedras, Zona Sudoeste, região disputada por milicianos e traficantes do Comando Vermelho. Cinco pessoas foram presas até o momento, incluindo um traficante internacional de armas.
PublicidadeAs apurações da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) identificaram um sofisticado esquema de fraude cadastral para aquisição de munições e acessórios de armamento.
De acordo com a especializada, os criminosos usavam documentos falsificados de Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) para realizar compras ilícitas junto a uma empresa especializada no Estado de Santa Catarina e também diretamente com uma fabricante de munições.
A Desarme descobriu que, em poucos meses, além do grande volume de munições, a quadrilha adquiriu carregadores para fuzis e pistolas, ampliando o poder bélico de organizações criminosas abastecidas.
A operação desta sexta busca cumprir mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, desarticular a estrutura criminosa, interromper o fluxo ilegal de produtos controlados e identificar outros envolvidos.
Durante as buscas, um homem, apontado como traficante internacional de armas e munições, foi preso. Com ele, as equipes apreenderam dois fuzis, duas pistolas e duas motocicletas.
A ação conta com apoio de agentes do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE).
Tensão em Rio das Pedras
A região de Rio das Pedras vive momentos de tensão desde a última semana. O Comando Vermelho tentou, novamente, invadir a área dominada pela milícia, na madrugada desta quinta-feira (25). Houve registro de intensos tiroteios.
Os traficantes até lançaram uma granada por meio de um drone. O artefato atingiu o telhado de uma casa. Segundo a vítima, que não se identificou por medo de represálias, o explosivo foi arremessado no meio da noite sobre a residência dela, localizada em uma área próxima à mata, conhecida como Areal.
"Às 3h13 da madrugada jogaram uma granada sobre a minha casa. Graças a Deus, ninguém se feriu. Até quando moradores inocentes vão sofrer com essa violência? Até quando crianças, famílias e moradores inocentes vão correr risco dentro das próprias casas?", escreveu nas redes sociais.
Em vídeo divulgado pela própria moradora, é possível ver a dimensão dos danos causados pela explosão. Parte do teto da casa ficou destruído, e os escombros atingiram móveis e eletrodomésticos da família.
No último dia 20, um confronto entre criminosos e policiais militares terminou com três feridos e dois presos na localidade do Caranguejo, ainda em Rio das Pedras.
Na manhã do dia 19, uma guerra entre criminosos provocou tiroteio na região e impactou a circulação de ônibus na região. No mesmo dia, comerciantes revelaram a rotina de medo em meio aos confrontos.
No dia 18, a Polícia Civil encontrou um segundo cemitério clandestino utilizado por milicianos. Na ação, foi localizado, em uma área de mata no alto da Estrada dos Sertões, um poço com cerca de 20 metros de profundidade que era usado para ocultar corpos de vítimas do grupo paramilitar que domina a região.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.