Agora é no campo: futebol masculino vai encerrar os Jogos da Baixada com chave de ouroErica Martin/Agência O Dia
As partidas de futebol começam às 9h, na Vila Olímpica de São João de Meriti e vão fechar com chave de ouro as comemorações da XXV edição dos Jogos da Baixada. Ao longo de quatro semanas, adolescentes da categoria sub-14 se enfrentaram em diversas modalidades, mas sobretudo compartilharam momentos de vitória, alegria e também de derrota.
“O esporte ajuda a formar cidadãos. Os atletas que participam dos Jogos da Baixada têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem no dia a dia dos treinos em seus municípios. O respeito ao adversário, a importância do trabalho em equipe e também que na vida há momentos em que vamos vencer e outros, em que a derrota vai nos trazer aprendizados”, disse o Professor Prazeres, integrante da coordenação dos Jogos da Baixada.
No primeiro jogo de sábado, Mesquita enfrenta Seropédica, em seguida, a disputa é entre Queimados e São João de Meriti, o terceiro jogo do dia será protagonizado por Nova Iguaçu e Mangaratiba, logo depois Paracambi desafia Nilópolis.
Este ano, nove municípios da região estão na competição: Magé, Mangaratiba, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica. Com realização do Jornal O Dia, o evento tem a apresentação do Sesc, patrocínio da Light, apoio Refit e incentivo do Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
Além de futebol de campo, os jovens atletas mostraram talento no futsal, no vôlei, basquete, atletismo, xadrez, natação e handebol. Na semana passada, um dos atletas que se destacaram no basquete resumiu o desejo de boa parte dos adolescentes que se dedicam ao esporte.
“Eu jogo basquete desde o ano passado e o meu sonho é viver desse esporte, sendo um jogador profissional”, planeja.
Ao longo de todas as competições, os treinadores deram um show à parte. Homens e mulheres que dedicam a vida a ensinar os atletas, ficaram sem voz de tanto gritar à beira das quadras, impulsionaram, consolaram e vibraram junto com seus times. Um dos veteranos, o treinador de xadrez, Josimar Barroso, de Mesquita, ganhou diversos troféus.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.