Francimara comemora que das 47 escolas públicas da rede, implementou a Cipa em 21 unidades Foto Ascom/DivulgaçãoFoto Ascom arquivo/Divulgação

São Francisco de Itabapoana – Em avaliação feita pelo Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), sobre municípios que mais implantaram a campanha de incentivo para criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Doenças nas Escolas (Cipa), em nível estadual, São Francisco de Itabapoana aparece em terceiro lugar.
A avaliação faz parte do “Cipa nas Escolas 2023” e o resultado foi divulgado neste início de semana, durante reunião técnica realizada por videoconferência pelo MPT-RJ, órgão responsável pelo projeto. “Estamos muito felizes por esta importante conquista”, comemora o secretário de Educação e Cultura, Robson Santana.
“A secretaria, além de aprimorar a qualidade do ensino ofertado aos nossos estudantes, ainda demonstra preocupação em promover ações para conscientizar e prevenir acidentes e doenças no ambiente escolar”, ressalta o secretário, reconhecendo: “Agradeço à prefeita Francimara pelos investimentos que vem realizando, objetivando sempre uma educação de qualidade para os munícipes”.
Santana entende que a vitória é, também, dos funcionários e colaboradores da Secretaria de Educação, juntamente com os alunos. A prefeita Francimara Barbosa Lemos elogia o desempenho do município, destacando que das 47 escolas públicas da rede, implementou a Cipa em 21 unidades, alcançando o índice de 44,70%, garantindo o 3º lugar no Estado.
“Temos uma nova missão agora de continuar avançando para obtermos resultados ainda melhores nas próximas edições do projeto”, aponta Francimara. Ela resume que o projeto é ajuda o desenvolvimento de um olhar mais crítico dos riscos existentes no ambiente “e gerar medidas preventivas para eliminá-los, ou controlá-los”.