Desde segunda-feira, vários assuntos focados no meio ambiente são abordados através de palestras Foto Divulgação

São Francisco de Itabapoana – Conscientizar e incentivar a participação ativa da comunidade na preservação ambiental resumem a proposta do governo de São Francisco de Itabapoana (RJ), desenvolvida através da Semana do Meio Ambiente. As atividades tiveram início segunda-feira (2) e serão concluídas nesta quinta-feira (5), com programação que conta com palestras, cine debates, mutirão de limpeza e dinâmicas.
As atividades acontecem em escolas municipais e na Câmara de Vereadores. Um dos temas de destaques foi relacionado à reciclagem, abordado nessa terça-feira (3), direcionado alunos do 4° ano da Escola Dirceu Dias, em Guaxindiba. Envolveu palestrantes do Instituto BW e equipes da Secretaria de Meio Ambiente.
Na abertura houve também mutirão de limpeza. A secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, aponta que a ação aconteceu no acesso à área de floresta da Estrada da Cobiça: “Foi um sucesso, por reunir tantas pessoas engajadas e comprometidas com a preservação ambiental. A ação reforçou a importância do cuidado coletivo com o meio ambiente”.
O encerramento nesta quinta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, está programado para a Câmara, a partir das 8h, para estudantes do 9°ano do fundamental e 1° ano do ensino médio das escolas Imãos em Cristo (pública), Herval Luiz dos Santos Batista (municipal) e São Francisco de Paula (estadual). O tema é “Projetos de Educação Ambiental (PEAs) no fortalecimento das atividades tradicionais, com palestras de representantes dos PEAs.
Outros assuntos a serem abordados são licenciamento ambiental e a atuação dos PEAs no município; Guarda Ambiental no município e os riscos das queimadas; e unidade de conservação. Vânia Coelho, gestora da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), estará proferindo uma das palestras.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a abertura da Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi “Ambiente Humano”, assinala Luciana Soffiati pontuando que todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e adotam medidas para relembrar o público geral sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente.