Desde segunda-feira, vários assuntos focados no meio ambiente são abordados através de palestras Foto Divulgação
Meio ambiente em evidência por meio de atividades pelo Dia Mundial
Iniciativa do governo de São Francisco visa incentivar comunidade a se empenhar na preservação ambiental
São Francisco de Itabapoana – Conscientizar e incentivar a participação ativa da comunidade na preservação ambiental resumem a proposta do governo de São Francisco de Itabapoana (RJ), desenvolvida através da Semana do Meio Ambiente. As atividades tiveram início segunda-feira (2) e serão concluídas nesta quinta-feira (5), com programação que conta com palestras, cine debates, mutirão de limpeza e dinâmicas.
As atividades acontecem em escolas municipais e na Câmara de Vereadores. Um dos temas de destaques foi relacionado à reciclagem, abordado nessa terça-feira (3), direcionado alunos do 4° ano da Escola Dirceu Dias, em Guaxindiba. Envolveu palestrantes do Instituto BW e equipes da Secretaria de Meio Ambiente.
Na abertura houve também mutirão de limpeza. A secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, aponta que a ação aconteceu no acesso à área de floresta da Estrada da Cobiça: “Foi um sucesso, por reunir tantas pessoas engajadas e comprometidas com a preservação ambiental. A ação reforçou a importância do cuidado coletivo com o meio ambiente”.
O encerramento nesta quinta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, está programado para a Câmara, a partir das 8h, para estudantes do 9°ano do fundamental e 1° ano do ensino médio das escolas Imãos em Cristo (pública), Herval Luiz dos Santos Batista (municipal) e São Francisco de Paula (estadual). O tema é “Projetos de Educação Ambiental (PEAs) no fortalecimento das atividades tradicionais, com palestras de representantes dos PEAs.
Outros assuntos a serem abordados são licenciamento ambiental e a atuação dos PEAs no município; Guarda Ambiental no município e os riscos das queimadas; e unidade de conservação. Vânia Coelho, gestora da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), estará proferindo uma das palestras.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a abertura da Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi “Ambiente Humano”, assinala Luciana Soffiati pontuando que todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e adotam medidas para relembrar o público geral sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.