Antonio Carlos é morador de Gargaú há mais de 30 anos e se emociona com o avanço Foto Divulgação

São Francisco de Itabapoana - Uma tecnologia inédita na região, com potencial para melhorar ainda mais a qualidade da água distribuída aos moradores de São Francisco de Itabapoana, no norte d estado do Rio de Janeiro, está prestes a ser implantada na Unidade de Tratamento (UT) de Gargaú. As obras de instalações dos chamados filtros zeólitas - responsáveis por remover ferro e manganês da água subterrânea - entraram na reta final.
De acordo com Malcom Bispo, gerente executivo da concessionária, Águas do Rio, responsável pela iniciativa, a expectativa é de que, até julho, o sistema esteja em pleno funcionamento, beneficiando milhares de são-franciscanos com mais qualidade de vida e saúde.
Bispo explica que a tecnologia das zeólitas (um tipo de mineral poroso com grande capacidade de filtragem) está sendo instalada em quatro fases: “A primeira consistiu na construção das bases e fundações. Em seguida, foi implantada a caixa de reunião — estrutura que concentra a água dos seis poços que abastecem a unidade, preparando-a para as próximas etapas do tratamento”.
O gerente executivo pontua que agora, a obra avança para a terceira fase, com a colocação dos filtros e do adensador (equipamento que separa os sólidos da água): “A etapa final prevê os testes e a construção do leito de secagem, onde o material retido no processo será tratado. A estrutura da unidade também foi totalmente modernizada”.
SONHO ANTIGO - Foram instalados novos painéis elétricos, reforçada a carga com um novo transformador e automatizado todo o sistema. “A base das bombas de limpeza dos filtros e o tanque de hipoclorito de sódio (produto usado na desinfecção da água) também foram adequados”, realça Bispo.
Antonio Carlos Andrade, o Cacaio, morador de Gargaú há mais de 30 anos e ex-presidente da associação de moradores, se emociona com o avanço, impressionado com a dimensão dos equipamentos e da obra: “É muito bom ver esse tipo de investimento aqui. A água já melhorou bastante, e saber que vai melhorar ainda mais dá esperança. A empresa sempre nos ouve e busca resolver nossas demandas”.
Na opinião de Malcom Bispo, a obra representa um marco para o município: “Estamos próximos de realizar um sonho antigo dos são-franciscanos. Foi um esforço conjunto de toda a equipe para entregar mais qualidade de vida por meio do saneamento. Esse é um passo importante para o futuro de São Francisco de Itabapoana”, conclui.