Profissionais orientam banhistas sobre riscos como valas, marés de retorno e outras situações naturais Foto Divulgação

São Francisco de Itabapoana - Investir na segurança das praias, promovendo um ambiente mais protegido e acolhedor para o lazer das famílias. Esta é a proposta da prefeita de São Francisco de Itabapoana (RJ), Yara Cinthia, implantada a partir do período de verão. Os salva-vidas estão sendo mantidos nos principais feriados, oferecendo suporte técnico e prevenindo acidentes nas orlas.
Os profissionais seguem atuando em Santa Clara, Gargaú, Guaxindiba, Praia dos Sonhos e Manguinhos, garantindo mais segurança para moradores e turistas. “A atuação, iniciada ainda no verão, foi intensificada durante os feriados prolongados”, ratifica o supervisor-geral dos guarda-vidas, Rhuan Noronha.
O supervisor destaca que a Semana Santa marcou o primeiro feriado da história do município com cobertura contínua e estruturada das equipes de salvamento: “A iniciativa integra o compromisso da prefeita Yara Cinthia em Um dos exemplos mais expressivos da atuação dos guarda-vidas ocorreu justamente na Semana Santa, quando foram registrados 182 atendimentos”.
Noronha detalha que as ocorrências incluíram localização de pessoas desaparecidas, resgates em lagoas, auxílio a cadeirantes: “Além de orientações sobre circulação de veículos na faixa de areia, queimaduras por água-viva e orientações a banhistas sobre riscos como valas, marés de retorno e outras situações naturais”.
Para dar suporte ao trabalho, o supervisor aponta que a prefeitura montou uma estrutura completa, com equipes fixas de guarda-vidas, supervisores em ronda, embarcação de apoio, cadeiras anfíbias, viaturas e motocicletas: “É extremamente gratificante ver o reconhecimento dos banhistas e saber que estamos fazendo um ótimo trabalho”.