Dentro do processo de investimentos da Educação, o governo municipal firmou parceria com a Uenf Foto Divulgação
Em menos de três meses de mandato, prefeita chama 213 para a Educação
Contratações são de professores aprovados no concurso público realizado no ano passado
São Francisco de Itabapoana – “Contratar profissionais, investir em escolas de qualidade, capacitar nosso pessoal e garantir que as crianças e jovens tenham acesso ao conhecimento é investir no futuro”. A observação da prefeita de São Francisco de Itabapona (RJ), Yara Cinthia, reforça proposta anunciada por ela, de priorizar a educação e transformá-la em referência.
Nos quase três meses de mandato, Yara Cinthia já convocou 213 concursados, aprovados no concurso público realizado em 2024; também, abriu processo seletivo simplificado para contratação temporária de 334 profissionais: “A educação é a base do desenvolvimento do nosso município”, realça.
A lista dos convocados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (Smect), publicada no Diário Oficial do Município do dia três de fevereiro deste ano, previa, inicialmente, 198 nomes. Porém, após reuniões com os gestores das escolas, a prefeita entendeu que havia necessidade ampliar e aumentou para 213: “A agilidade e eficiência no processo de convocação recebeu muitos elogios”, comenta.
Yara Cinthia enfatiza que educação transforma vidas, gera oportunidades e fortalece a economia local, preparando cidadãos mais qualificados para o mercado de trabalho. Ela é professora da rede municipal, já foi secretária de Educação e entende que convocação de concursados é fundamental para garantir a eficiência e transparência na contratação de servidores.
“O concurso público assegura que os cargos sejam ocupados pelos profissionais mais qualificados, selecionados com base no mérito e na capacidade técnica, em vez de critérios políticos ou pessoais”, observa a prefeita acentuando: “Isso fortalece a gestão pública e melhora a prestação de serviços à população”.
Outra iniciativa foi a abertura de inscrições para um processo seletivo simplificado visando à contratação temporária de 334 profissionais para atuar nas escolas e creches do município. A medida incluiu pessoas com deficiência (PcD) e também formou cadastro de reserva para futuras contratações.
O secretário Gustavo Terra assinala que a contratação temporária é uma medida eficiente para suprir a demanda imediata na educação, “garantindo que o atendimento à comunidade escolar continue com qualidade, sem prejudicar os direitos dos servidores efetivos”.
VÁRIAS PARCERIAS - A busca de parcerias é outro fator considerado relevante pelo secretário: “No dia oito de janeiro, a prefeita Yara Cinthia e o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Victor Saraiva, assinaram um acordo de cooperação técnica para ofertar no município a Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Técnica Profissional”.
Segundo Gustavo, a expectativa é que, ainda este ano, sejam abertas 60 vagas, sendo 30 para eletricista instalador predial de baixa tensão e 30 para operador de computador. “Outra parceria foi firmada com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em reunião com a reitora Rosana Rodrigues”.
A tratativa contou com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Barreto, ficando acertada a oferta de cursos de curta duração em diversas áreas, inclusive na agricultura. Está definido que será elaborado um calendário a partir de maio com cursos EaD pelo menos duas vezes ao mês.
“Na localidade de Buena, uma parceria público-privada vai possibilitar a reforma e ampliação da Escola Municipal Aníbal Abreu Viana”, acrescenta Gustavo concluindo que, “por meio de acordo com a Universidade Estácio, os servidores da prefeitura passaram a ter direito a 65% de desconto na mensalidade de qualquer curso oferecido pela instituição; eles também poderão contar com um bônus adicional de 10%. Para moradores a universidade disponibilizou 30 bolsas com desconto especial”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.