A ação aconteceu na sede da Associação de Pescadores Livres do Gradim e Adjacências.Divulgação - Foto: Julio Diniz

Os pescadores do bairro Gradim tiveram uma manhã diferente na última quarta-feira (15). Eles participaram da “Operação Saúde”, promovida pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca. A ação, que aconteceu na sede da Associação de Pescadores Livres do Gradim e Adjacências, tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre cuidados com a saúde.
“Muitos pescadores não têm o hábito de frequentar periodicamente consultas médicas, então nosso principal propósito foi levar serviços de saúde para eles, além de conscientizar sobre a importância de zelar pela saúde, especialmente o cuidado com a pele, visto o tempo que eles ficam expostos ao sol durante o trabalho que desenvolvem”, disse Aline Serra, coordenadora do Neps.
Durante a iniciativa, dermatologistas atenderam aos pescadores alertando sobre os cuidados com a pele durante a pesca, já que a exposição ao sol sem proteção por um grande período de tempo pode provocar diversos problemas de saúde, desde manchas e queimaduras até câncer de pele. Foram distribuídas amostras de protetor solar para os participantes.
Os pescadores e seus familiares também tiveram acesso a testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, vacinação, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, auriculoterapia e odontomóvel.
Os participantes também puderam conhecer os programas de saúde do homem, mulher, idoso, população negra, criança e adolescente, além de informações sobre hanseníase, tuberculose, diabetes e hipertensão, e agendamentos para consultas.
Todos os pescadores atendidos durante a iniciativa fazem parte do projeto “Águas da Guanabara”, que atua com a coleta de lixos resíduos sólidos na Baía de Guanabara quantificando e qualificando os resíduos sólidos e os impactos que eles possuem sobre a fauna e flora da Baía de Guanabara.
“Observamos que grande parte dos pescadores não tem o costume de ir ao médico, em muitos dos casos, por medo. E poder trazer até eles serviços de saúde, no local onde moram e trabalham, é de grande importância. Estamos mostrando aos pescadores através dessa parceria das secretarias municipais com o projeto, que é preciso ter o compromisso de cuidar da própria saúde”, contou Jamylle de Almeida, coordenadora do núcleo de São Gonçalo do projeto.
O pescador Rubens Vianna, de 58 anos, destacou a importância da “Operação Saúde” pois, no ano passado, quando a ação ocorreu na Praia das Pedrinhas, no bairro Boa Vista, ele descobriu que estava com hepatite c e, imediatamente, deu início ao tratamento.
“Se não fosse a Operação Saúde eu não teria descoberto a doença e poderia nem estar aqui para contar história. Nunca tive costume de ir ao médico, e depois dessa ação passei a ficar mais atento aos sinais do meu corpo”, afirmou Rubens.