Segundo a Secretaria municipal de Assistência Social, mais de 200 novos padeiros foram formados.Divulgação - Foto: Julio Diniz

A quarta turma do curso de formação básica em panificação da Padaria Escola formou mais 52 padeiros. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Proteção Social Básica, em parceria com o Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal.
O curso – que teve início em 2004, mas encerrou suas atividades em 2014 – foi retomado no primeiro ano da gestão do prefeito Capitão Nelson, em 2021, após passar por uma reformulação para melhor atender os participantes. Desde a reformulação, mais de 200 novos padeiros foram formados.
“O gonçalense precisa estar qualificado para conseguir melhores oportunidades de emprego e com o curso da Padaria Escola conseguimos formar pessoas aptas para atuar no ramo da panificação. Quando retomamos com a capacitação, ainda durante a pandemia, muitas pessoas tinham perdido sua fonte de renda, então criamos possibilidades para que voltassem ao mercado de trabalho e, desde então, a cada turma formada, estamos conseguindo dar dignidade para esses gonçalenses”, disse o prefeito durante a formatura da quarta turma, que aconteceu no Teatro Municipal, na manhã de sexta-feira (2).
A Padaria Escola surgiu com a proposta de possibilitar qualificação profissional para facilitar a entrada no mercado de trabalho e a geração de emprego e renda. Dezenas de formandos já atuam no ramo.
As aulas do programa têm a duração de três meses, com uma carga horária de 44 horas, e acontecem nas dependências do Cras de Vista Alegre, sempre ministradas pelo professor Cláudio Márcio Marinho.
“É sempre muito satisfatório poder possibilitar oportunidades para aqueles que tanto precisam. Agradeço a todos da equipe da Assistência Social que se dedicam para oferecer o melhor conteúdo e auxílio para os participantes, desde o primeiro dia de aula até depois da formação”, frisou o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.
O deputado estadual Douglas Ruas também prestigiou o evento e disse que estava muito feliz em ver o sucesso da iniciativa.
"O governo do Capitão Nelson, que sempre foi uma política de estado, não uma política pessoal para atender interesses próprios. E os resultados já estão sendo vistos”, pontuou Douglas Ruas.
Trabalho de inclusão
A Padaria Escola também desenvolve um importante trabalho de inclusão na capacitação de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade. Raimunda Gonçalves, mãe de Luana de Souza, que tem deficiência intelectual, se viu orgulhosa e emocionada com a jovem recebendo o certificado de conclusão de curso.
“Antes do curso, eu não sabia que minha filha tinha capacidade de fazer tantas coisas. Com as aulas, sempre ministradas com muito carinho e atenção pelo professor Cláudio, vi que ela é capaz de tudo! Fico muito emocionada porque vi o quanto minha filha é especial e abençoada”, disse Raimunda.