O responsável pelo mercado teve que pagar a fiança aplicada pelo furto de energia superior a R$ 7,9 mil.Divulgação

Os responsáveis por um mercado do bairro Boaçu, em São Gonçalo, foram presos em flagrante pela polícia civil pelo crime de furto de energia, na terça-feira (20/6). A distribuidora de energia realizou a ação, em parceria com peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e alertou para as ligações irregulares.
"Furtar energia é crime, afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca a população em risco", alertou a companhia em nota.


Após a retirada das irregularidades, os responsáveis pelos estabelecimentos foram liberados após pagamento de fiança. No mercado - onde foi detectada ligação direta em três fases com uso de cabo exclusivo da Enel, sem passar por nenhum sistema de medição - a fiança aplicada foi superior a R$ 7,9 mil.

Segundo a distribuidora de energia, as ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
"Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo", informou a companhia no texto.
Para denunciar o furto de energia, basta acessar https://www.enel.com.br/ ou o aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.