São Gonçalo: novidade coloca o centro em processo de avaliação para se tornar um CER IV, categoria máxima de certificação para unidades de reabilitaçãoJulio Diniz
Centro de reabilitação de São Gonçalo amplia oferta de serviços
CER III, em Neves, passa a oferecer exame de audiometria
São Gonçalo - O Centro Especializado em Reabilitação (CER III), localizado em Neves, São Gonçalo, está se preparando para ampliar o número de modalidades de atendimento oferecidas à população. A unidade começou a oferecer o exame de audiometria e dá um passo importante rumo à inclusão da reabilitação auditiva entre seus serviços. Atualmente, a unidade é habilitada pelo Ministério da Saúde para realizar reabilitação física, intelectual e visual.
A novidade coloca o centro em processo de avaliação para se tornar um CER IV, categoria máxima de certificação para unidades de reabilitação, que contempla o atendimento nas quatro modalidades: física, intelectual, visual e auditiva. De acordo com a diretora da unidade, Micheli Samary, a implantação do exame de audiometria representa um avanço significativo na oferta de cuidados especializados no município.
“Estamos muito felizes em ampliar nossos serviços e oferecer o exame de audiometria, que é fundamental para o diagnóstico e acompanhamento das deficiências auditivas. Essa nova etapa reforça o compromisso da nossa equipe em proporcionar um atendimento cada vez mais completo, acolhedor e humanizado aos pacientes. A possibilidade de transformação em CER IV será um marco para São Gonçalo e para todos que dependem da reabilitação como ferramenta de inclusão e autonomia”, destacou Micheli, que é fonoaudióloga.
Com a possível nova habilitação pelo Ministério da Saúde, São Gonçalo se consolida com estrutura pública voltada à reabilitação, garantindo mais acesso, qualidade e integralidade no cuidado às pessoas com deficiência. “A implantação da modalidade auditiva aproxima o município de alcançar o nível CER IV, ampliando as possibilidades de diagnóstico e tratamento para os pacientes. É uma conquista coletiva, resultado do empenho da gestão do prefeito Capitão Nelson e do trabalho dedicado das equipes multiprofissionais”, destacou o subsecretário de Atenção Especializada, Vinícius Quintam.
Exame – A audiometria é um exame que mede a capacidade de ouvir sons e pode detectar a perda auditiva. O teste é realizado em uma cabine isolada, onde o paciente sinaliza se ouviu os sons em diferentes intensidades e frequências. Assim como os demais serviços oferecidos na unidade, a audiometria é agendada pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo para os pacientes que já estão em fila para a realização do exame.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.