Carla Caputi e o tenente-coronel Cruz participaram da colocação da primeira placa em Barra do Jacaré Foto Ascom/Divulgação

São João da Barra – “Patrulha Rural – Protetores do Campo” já conta com mais de 100 propriedades cadastradas em São João da Barra, ao norte do Estado do Rio de Janeiro. O programa é uma parceria do governo municipal com o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e foi implantado no município em abril deste ano.
A primeira propriedade cadastrada recebeu a placa nessa terça-feira (26), na localidade de Barra do Jacaré, em solenidade que contou com as presenças do comandante do 8º BPM (única Unidade em todo estado a realizar esse tipo de patrulhamento), tenente-coronel Ricardo Alexandre Cruz, e da prefeita Carla Caputi, além de outras autoridades e pessoas da comunidade.
- O projeto tem como pilar a proximidade; Um efetivo de 10 policiais militares se revezam no patrulhamento diário das propriedades cadastradas. Todos os policiais que integram o projeto passaram por um treinamento especializado que visa aproximar a Polícia Militar da comunidade, criando um elo de confiança entre moradores e efetivo – explica o comandante Cruz.
O militar pontua ainda que a equipe faz ronda diária nas propriedades: “Além disso, todos os cadastrados fazem parte de um grupo no WhatsApp, que pode ser acionado caso necessitem de suporte do efetivo no local.
A orientação aos proprietários rurais que ainda não fizeram cadastro é que entrem em contato com o 8º BPM, pelo telefone (22) 2731-0614, e forneça o nome completo, endereço e o contato telefônico para agendamento da visita à propriedade e conclusão do cadastro no programa.
- Essa parceria é muito importante para nossos produtores que agora podem contar com o apoio de uma equipe da Polícia Militar especializada. Não é só proteger as propriedades rurais, os animais e equipamentos; é também garantir a segurança das respectivas famílias – comenta a prefeita.
Também estiveram presentes à solenidade o secretário e o subsecretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho e Arthur Miller; secretário e subsecretário de Agricultura, Carlos Alberto Sá Viana e Wagner Barros; além das equipes técnicas das duas secretarias.
ESPECIALIZAÇÃO – Nessa terça-feira, o 8º BPM iniciou o terceiro Treinamento Básico de Patrulhamento Rural, voltado diretamente aos policiais que atuam no programa. Segundo a Assessoria Comunicação (Ascom) do batalhão, a iniciativa atenderá policiais militares das outras unidades que, juntamente com o 8° BPM, compõem o 6° Comando de Policiamento de Áreas.
“Desta forma, as regiões norte e noroeste fluminense terão agentes capacitados para atuar junto à Patrulha Rural; a medida visa expansão do programa para o 29° BPM, 32° BPM e 36° BPM”, destaca a Ascom assinalando que o curso terá duração até a próxima sexta-feira (28).
As equipes estão recebendo instruções de primeiros socorros, abordagem policial, além de legislação de transporte de animais, polícia de proximidade, entre outras: “O 8º BPM é pioneira na criação do Programa Patrulha Rural; o principal objetivo é o aperfeiçoamento e a especialização dos agentes que atuam nas áreas rurais, buscando sempre o melhor atendimento à população local, bem como a redução dos índices criminais dessas regiões”, conclui.