Recipientes foram entregues na Subprefeitura que em seguida encaminhou para reciclagem Foto Secom/Divulgação

São João da Barra – Proteger a saúde da população e combater a poluição do solo e do lençol freático são as propostas do projeto Campo Limpo, desenvolvido pelo governo de São João da Barra (RJ, que nesta semana quase duas mil embalagens de produtos químicos utilizados por agricultores do município.
O projeto é desenvolvido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Agricultura. Ao todo, foram recolhidos 1.937 recipientes, entregues na Subprefeitura do quinto distrito de Sabonete; posteriormente foi encaminhado ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) para reciclagem ou incineração.
A Secretaria de Comunicação (Secom) destaca que, visando incentivar a participação dos agricultores no projeto, a prefeitura promove palestras de conscientização para alunos das escolas das áreas rurais do município: “Quarta-feira (4), as palestras ocorreram nas escolas municipais Luiz Délio Mendonça, Ângelo Antônio Mendonça e no Colégio Estadual João Coelho Neto”, informa.
De acordo com a Secom, o trabalho de recolhimento tem participação da Defesa Sanitária Vegetal do Estado do Rio de Janeiro, Emater-Rio e Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf), dentro do projeto Campo Limpo.
“No quinto distrito está concentrada a maioria da produção agrícola do município; na região, foram feitas duas ações semelhantes no ano de 2022, com um total de 2.158 embalagens recolhidas nos meses de abril e agosto”, resume a secretaria concluindo: “Neste ano, somando a ação desta semana com a realizada no mês de maio, foram 2.706 recipientes recolhidos”.