Carla Caputi (centro) estava acompanhada de diversos secretários e todos apresentaram propostas Foto Secom/Divulgação

São João da Barra - Segurança, defesa civil, comunicação, saúde e mobilidade urbana são algumas das demandas apresentadas pela prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, na Caravana Federativa, promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, esta sexta-feira (29) e no dia anterior, no Expo Mag, na cidade do Rio de Janeiro,
O evento reuniu teve por objetivo ampliar o acesso dos municípios a todos os serviços do governo federal, fortalecendo a cooperação com os governos estadual e municipal. “Foi uma oportunidade para tratar de assuntos como a situação do avanço do mar em Atafona”, aponta a prefeita.
O fenômeno em Atafona acontece há cerca de 60 anos, o avanço do mar na praia de Atafona, com o mar já tendo destruindo mais de 500 imóveis, desabrigando inúmeras famílias. A erosão aumenta e o risco de todos os quarteirões serem tragados pelo oceano não está descartado.
Outras demandas enumeradas por Carla Caputi foram necessidade de obras de reforma nos diques que margeiam o Rio Paraíba do Sul e deficiência no sistema de telefonia, com ausência de sinal: “Me reuni com a diretoria da concessionária de energia elétrica do município para reivindicar melhorias nos serviços de fornecimento”.
Também foi articulada agenda junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na busca por solução definitiva para o trevo da praia de Grussaí. Cada um dos integrantes da comitiva de São João da Barra defendeu propostas, entre delas de convênios, parcerias e subsídios.
A prefeita estava acompanhada dos secretários Gleide Gomes (Desenvolvimento Econômico e Tecnológico); Rodrigo Florêncio (Comunicação Social); Marcela Toledo (Meio Ambiente e Serviços Públicos); Anderson Campinho (Segurança Pública); Alexandre Rosa (Obras e Serviços).
Integraram à equipe, ainda, o diretor executivo da SJBPrev, Renato Timótheo; subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Joice Pedra; coordenadora de Saúde, Keth Miranda; e superintendente de Captação de Recursos, Luciano Barreto.