A iniciativa proporcionou aos alunos nova abordagem para assuntos de relevância Foto Secom/Divulgação

São João da Barra - "O Direito de Ser, pela Valorização da Vida" é a proposta da Secretaria de Educação de São João da Barra (RJ), que desenvolveu o tema durante Workshop no final da semana, no Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea II) de Grussaí, com a participação de cerca de 300 alunos do ensino fundamental II.
Os pontos em destaques foram ações de valorização da vida e de respeito à diversidade, desenvolvidas por equipes multidisciplinares e de práticas integrativas em parceria com a Secretaria de Saúde e Instituto Aliança, definindo nova abordagem para assuntos de relevância aos alunos.
A coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Michelle Mota, destaca a importância da iniciativa: "Alcançamos o nosso objetivo principal, trazendo uma proposta diferenciada; abordar temáticas como a diversidade e a valorização da vida em formato de Workshop proporcionaram aos alunos a experiência de transitar entre os temas mais significativos dentro do contexto deles".
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), dez salas temáticas levaram os alunos a reflexões, como naturalização de violências e desigualdades sociais presentes nas músicas como machismo, racismo e capacitismo; alimentação saudável; insegurança diante do futuro profissional; lidar com emoções e relacionamentos, entre outros temas.
A assistente social Fernanda Azevedo Cordeiro, pontua que a atividade levou os alunos a refletirem sobre diversos aspectos: "É Importante que nossos alunos tenham acesso a esses conteúdos e possam reproduzir isso no dia a dia na escola", resume.