A limpeza da orla contou com a participação de representantes de diversos segmentos Foto Secom/Divulgação

São João da Barra – Mais de 3.600 quilos de resíduos são recolhidos em dois quilômetros de faixa de areia no trecho entre Iquipari e o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), em mutirão realizado no final de semana, por conta do Dia Mundial da Limpeza de Praia.
A ação - organizada pela Reserva Particular do Patrimônio Natural Caruara e o Programa de Voluntariado do Porto do Açu – recebeu apoio do governo municipal e foi divulgada nessa quarta-feira (20) pela secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, ressaltando que a grande maioria do material foi proveniente do oceano.
Também participaram a secretaria de Educação, a comunidade e diversas entidades: “Ressaltamos a importância dessa iniciativa para conservação do ecossistema que compõe a Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e Restinga”, destaca Marcela Toledo.
A secretária enfatiza que ao longo dos anos são feitos investimentos significativos para criação de unidades de conservação, além de implementação de atividades de conscientização e preservação ambiental: “Essa ação vem fortalecer nosso trabalho, que acontece regularmente”, avalia a secretária.
Marcela Toledo assinala que o governo mantém a limpeza da faixa de areia de forma regular três vezes na semana durante o inverno e todos os dias na alta temporada em todas as praias onde há fluxo de pessoas, entre elas Grussaí, Atafona, Chapéu de Sol e Açu.
“A ação realizada na Lagoa Iquipari é um exemplo inspirador de como a colaboração entre a comunidade, entidades, empresas, unidades de conservação e a prefeitura contribui para a preservação do planeta, mantendo as praias e ambientes naturais livres da poluição”, observa a secretária.