A prefeita Carla Caputi anunciou o programa em maio, mas passou a valer 30 dias depois Foto Divulgação
Anistia de até 100% para quitar débito de tributos termina em agosto
Oportunidade é garantida através do Refil 2025, lançado em São João da Barra no dia seis de maio
São João da Barra – Contribuinte com débitos em tributos municipais até 31 de dezembro de 2024, em São João da Barra (RJ), tem a oportunidade de quitá-los com desconto que podem chegar a 100% de juros e multa para pagamento à vista. A medida faz parte do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2025 e o prazo termina em agosto.
A lei foi publicada no Diário Oficial do Município dia seis de maio, 30 antes de entrar em vigor. Ao anunciar a facilidade, a prefeita Carla Caputi destacou que há também outras opções, como parcelamento em até 48 vezes mensais e sucessivas, vencíveis a cada 30 dias, com redução de 90% de juros e multa.
Nesse caso, a lei prevê que o valor de cada parcela será determinado pela divisão do montante consolidado pelo número de parcelas pretendidas, levando em consideração o valor mínimo de uma unidade fiscal para pessoa física e de duas unidades fiscais para débitos de pessoa jurídica.
Todos os detalhes podem ser conferidos na postagem no portal da prefeitura. Mas, a Secretaria de Comunicação (Secom) adianta que a adesão ao Refis será mediante autodeclaração de posse, e pode ser realizada no prazo de 90 dias a partir de sua implantação (em seis de junho de 2025).
“A declaração pessoal deverá ser devidamente preenchida, assinada e acompanhada dos documentos exigidos de acordo com o artigo 4º, incisos IV e V, da lei”, pontua a Secom enfatizando que o objetivo do governo municipal é facilitar ao contribuinte com débitos limpar o nome.
“O Programa de Recuperação Fiscal é destinado a promover a regularização de créditos tributários e não tributários devidos por pessoas físicas e jurídicas ao município, constituídos ou não, com exigibilidade suspensa ou não”, realça ratificando que vale para débito cujo fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2024.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.