Carla Caputi estava acompanhada do marido e de vários secretários, ao receber o prêmio nesta terça-feira na Fecomércio Foto Divulgação
Reconhecimento de gestão de excelência mantém São João da Barra premiada
Pelo segundo ano seguido, cidade recebe Prêmio Band Cidades Excelentes, em governança, eficiência fiscal e transparência
São João da Barra – Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Bandeirantes de Comunicação, em conjunto com o Instituto Aquila, aponta São João da Barra entre os três melhores municípios do estado do Rio de Janeiro na categoria com populações entre 30 mil e 100 mil habitantes. O reconhecimento é focado em governança, eficiência fiscal e transparência.
O destaque garantiu mais uma vez à cidade o Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, com premiação nesta terça-feira, (7), no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio), na cidade do Rio de Janeiro, acompanhada pela prefeita Carla Caputi que lembra: “Desde 2023, São João da Barra vem figurando entre os três melhores do estado no quesito”.
Na avaliação de Caputi, o prêmio reforça o resultado de uma gestão moderna, que prioriza a política de austeridade, transparência e de respeito aos recursos públicos: “Com muita alegria e gratidão, celebramos o reconhecimento de São João da Barra no Prêmio Band Cidades Excelentes”.
A prefeita atribui o resultado ao trabalho e dedicação de cada servidor municipal: “Com comprometimento e amor pela cidade, eles ajudam a construir uma gestão moderna, transparente e eficiente. Seguimos firmes no propósito de trabalhar com seriedade, planejamento e resultados que transformam vidas e orgulham nossa população”.
A iniciativa é resumida no reconhecimento às boas práticas de gestão pública, através de avaliação do desempenho dos municípios brasileiros com base em 72 indicadores públicos, medidos pela Plataforma Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). São analisadas áreas como governança, saúde, educação, infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico.
ÍNDICE FIRJAN - No momento da premiação, a prefeita estevava acompanhada do marido Igor Manhães e dos secretários Raphael Pereira (Comunicação Social), Aristeu Neto (Fazenda), Rodrigo Florencio (Gabinete), Marcela Carvalhaes (Controle) e da subsecretária de contabilidade Luciana Batista. “Esse prêmio reforça a evolução da gestão do município, comprovada também em outras avaliações”, comenta Neto.
O secretário lembra que recentemente o município foi destaque na avaliação do Índice Firjan de Gestão Fiscal, como gestão de excelência, ficando em quinto entre todas as prefeituras do estado: “Também somos destaque no ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, da Secretaria do Tesouro Nacional”.
“Nesse quesito, São João da Barra ficou em quarto lugar no estado e entre os mil se avaliadas as 5.570 cidades do país”, assinala Neto enfatizando que isso demonstra o comprometimento e a eficiência do município no que se refere à gestão fiscal: “Sabemos o quanto já avançamos, mas o objetivo é continuar avançando cada vez mais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.