Carla Caputi (centro) reuniu a equipe da Fazenda para ressaltar que o município está entre os quatro melhores do estado Foto Divulgação

São João da Barra – A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) classifica São João da Barra o município mais bem colocado no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (Ranking Siconfi) do norte do estado do Rio de Janeiro. A indicação acontece após comparação do desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais.
É o segundo destaque envolvendo o governo sanjoanense no mês de setembro. Na quinta-feira (18), a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro apontou como de excelência a administração do munícipio, com base na edição de 2025 do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF).
Segundo a prefeita Carla Caputi, a STN revelou que os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Fazenda no último ano colocam o município entre os quatro melhores do estado do Rio de Janeiro, quando analisados os 92, e entre os mil das 5.570 cidades do país. A informação foi repassada a equipe da Fazenda quarta-feira (17).
Juntamente com o secretário Aristeu Neto; subsecretária de Contabilidade, Luciana Batista; e subsecretário de Receita, Júlio César Nunes Barbosa, Carla Caputi reuniu os funcionários da secretaria para agradecer o empenho e ressaltar reforçar o trabalho do setor como fundamental para a saúde financeira do município, com reflexo em todos os serviços públicos.
“É tão gratificante saber que temos uma equipe de excelência e comprometida com a gestão transparente e responsável pela qual trabalhamos diariamente, porque, como sempre digo, ninguém faz nada sozinho”, ratifica a prefeita realçando que os resultados mostram isso e tudo que o governo vem alcançando.
“Se hoje cuidamos das pessoas, mantendo todas as nossas ações, é justamente por termos nossas contas equilibradas, mesmo em tempos de grandes desafios”, assinala Carla, Aristeu Neto pontua que no gráfico do ranking é possível ver um resumo do desempenho de cada município com o percentual de acertos em cada uma das dimensões.
GESTÃO SÓLIDA - O secretário acentua que são avaliadas qualidade, transparência e consistência das informações contábeis e fiscais enviadas ao Tesouro Nacional, além do Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF). São João da Barra, aparece com 159.728 pontos, atingindo 93,4% de acertos nas informações.
“No estado, o município ficou apenas atrás de Saquarema, Rio de Janeiro e Maricá”, ratifica Aristeu comentando: “Isso mostra que o município está se desenvolvendo, demonstrando solidez na gestão fiscal com dados contábeis que realmente trazem a realidade financeira do município”.
O secretário avalia que, além de colocar São João da Barra em destaque no ranking, a realidade constatada é importante para o município como um atrativo na busca de captação de investimentos e instalação novos empreendimentos industriais: “Dados como esses levaram São João da Barra a ser apontado na edição de 2025 do IFGF como um município com gestão de excelência”.
Aristeu enfatiza que o Tesouro Nacional faz um levantamento completo da situação das contas públicas das prefeituras: “O estudo indica a cidade sanjoanense como a segunda do norte fluminense a apresentar melhores resultados, sendo ainda a quinta no estado do Rio de Janeiro entre 83 municípios que tiveram as contas avaliadas. Com certeza, isso dá credibilidade.