Superintendente de Trabalho e Renda, Luciano Barreto, Vânia Pantoja e Fran Toledo representaram São João da Barra, entre outros Foto Divulgação
Programa estadual reforça a iniciativa de valorização do empreendedor
Proposta estadual é contribuir para impulsionar ainda mais áreas como turismo, economia solidária, artesanato e empregabilidade
São João da Barra – A valorização do empreendedorismo no município está sendo reforçada pelo governo de São João da Barra (RJ). A participação de representantes das secretarias de Turismo e Lazer (Sectur), de Cultura (Secult) e de Desenvolvimento Econômico no lançamento do Programa Empreendedorismo RJ, quarta-feira (3), é considerado um passo importante.
Além de valorizar o segmento no território fluminense, o objetivo do evento foi ampliar o impacto econômico, social e ambiental dos negócios no estado do Rio de Janeiro, institucionalizando uma política pública estruturante para o setor, podendo impactar 10 mil pessoas diretamente. Aconteceu no Palácio Guanabara, com a participação do governador Cláudio Castro.
Representaram São João da Barra o subsecretário de Turismo, Fábio Pedra; superintendente de Trabalho e Renda, Luciano Barreto; e as coordenadoras de projetos da Sectur, Vânia Pantoja e Fran Toledo; além da representante da Secult Mauricéia Marcelino. “Essa política pública vai ampliar o alcance da agilidade, inovação e criatividade que vêm dos empreendedores”, afirma a subsecretária de Ações Comunitárias e Empreendedorismo do estado, Karol Mendez.
“Atuando com os empreendedores, entendemos que era necessário levar capacitação também para os municípios, para que eles compreendessem o processo do que estamos construindo no governo do Estado”, destaca Karol enfatizando: “Assim, vamos poder trabalhar de forma articulada e conjunta, atendendo os cidadãos e os ajudando a crescer”.
ESTRATÉGICO - O subsecretário municipal de Turismo, Fábio Pedra, entende que a participação de São João da Barra no lançamento foi estratégica e representa um passo importante para que o município aproveite as oportunidades oferecidas pelo programa, especialmente em áreas como turismo, economia solidária, artesanato e empregabilidade.
“O programa representa oportunidade concreta de fortalecer o turismo local por meio da valorização dos empreendedores, artesãos e iniciativas de economia criativa”. Assinala Fábio acentuando: “Estamos comprometidos em colaborar com a construção de políticas públicas que dialoguem com a realidade do nosso município, promovam capacitação e ampliem a geração de renda”.
Está definido que serão promovidas 22 caravanas no estado, visando coletar dados para elaborar o Documento Base da Política Estadual do Empreendedorismo. A partir dos dados coletados, serão elaborados, de maneira inédita, três mapas para o setor: de Comunidades e Aceleradoras do Empreendedorismo RJ; Lojas Colaborativas; e de Artesãos do Carnaval, com objetivo de identificar os colaboradores e entender as demandas do setor.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.