Os integrantes do projeto estão sempre interagindo com as direções das escolas, avaliando as demandas relacionadas à segurança Foto Divulgação
Ronda Escolar tem ação intensificada por todas escolas no município
Duas viaturas facilitam levar mais segurança e orientação aos alunos das redes municipal, estadual, federal e particular sanjoanenses
São João da Barra – “Ainda que a Polícia Militar, por meio do 8º Batalhão, tenha a Patrulha Escolar, em São João da Barra temos esse complemento para agregar ao serviço que já era realizado”. A declaração é do secretário de Segurança do município, Anderson Campinho, ao avaliar a importância do trabalho do Ronda Escolar: “Com duas viaturas novas, o projeto está intensificando o trabalho de proteção e orientação nas unidades de educação do município”.
Anderson ressalta que, todos os dias letivos, em horários alternados, equipes da Guarda Municipal e policiais do Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis) se revezam nos três turnos escolares, levando mais segurança a alunos e profissionais das redes municipal, estadual, federal e particular, além das famílias de modo geral: “Outra ação realizada pelos agentes é o contato direto com a equipe pedagógica da unidade para entender as possíveis problemáticas de cada escola”.
O secretário explica que as rondas são realizadas principalmente no horário de entrada e saída, quando muitos pais e outros responsáveis estão presentes: “É sempre muito importante essa presença ostensiva dos órgãos de segurança, até mesmo para ouvir essas famílias que podem estar fazendo algum apontamento que seja interessante para a ação dos órgãos de segurança”.
Segundo ainda Anderson, as equipes também entram no ambiente escolar, fazem contato com a direção da escola a fim de atender todas as demandas que possam eventualmente surgir e entender também a dinâmica de cada escola e as suas peculiaridades. A partir de convênio entre prefeitura e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, as equipes estão fazendo um mapeamento do perfil de cada escola.
MAIS SEGURANÇA - “O patrulhamento é de acordo com a necessidade de cada escola. Tem algumas que têm a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vai até as 22h, então vamos estender o nosso trabalho até para atender todas as demandas de cada escola, não deixando nenhuma fora da Ronda Escolar”, relata o comandante da Guarda Civil, Jonas Figueiredo enfatizando: “Estamos levando mais segurança e protegendo cada vez mais as escolas do nosso município”.
Jonas acrescenta que são disponibilizados canais diretos de comunicação à equipe escolar. O secretário de Educação, Daniel Damasceno, avalia que, com a integração entre as secretarias, está sendo construido um ambiente escolar mais protegido, acolhedor e favorável ao aprendizado: “Essa iniciativa amplia a confiança das famílias e assegura que nossos alunos e profissionais da educação tenham tranquilidade para desempenhar suas atividades”.
O secretário pontua que, com a Ronda Escolar, quando detectado algum problema que extrapola os limites da atuação da Segurança Pública, as equipes encaminham as demandas a outras secretarias, “como, por exemplo, a de Assistência Social e Direitos Humanos, buscando atender não só o aluno, mas também a família”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.