As mulheres foram conscientizadas de que o Brasil vive um novo ciclo democrático em que elas estão novamente no centro das decisões Foto Divulgação
Conferência elege três sanjoanenses entre delegadas para ato nacional
Três representantes de São João da Barra foram eleitas em Conferência Estadual de Políticas para Mulheres no final da semana
São João da Barra - A consolidação de propostas que serão encaminhadas à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, entre 29 de setembro e primeiro de outubro, em Brasília, aconteceu no final de semana, durante a 5ª Conferência Estadual realizada no Hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio de Janeiro. O tema central resumiu as diretrizes para fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.
A conferência reuniu 405 delegadas eleitas nas etapas municipais, de 44 municípios do estado. Três delas representam São João da Barra, na região norte: Iza Maria Brito dos Santos (Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos), Ângela Maria Codeço Rezende (sociedade civil e Núcleo de Educação Ambiental - NEA) e Vanessa Bastos da Silva (Projeto Mulheres). Na etapa nacional, as propostas e prioridades construídas no âmbito local e estadual serão apresentadas.
O evento estadual foi avaliado como um momento decisivo de construção coletiva em defesa da democracia, da igualdade de gênero e da proteção da vida das mulheres. A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e da secretária estadual da Mulher, Heloísa Aguiar, prestigiaram. “O Brasil voltou, vocês voltaram, a democracia está voltando. E essa é a luta: fazer política que constrói, que partilha, que transforma a vida das mulheres brasileiras”, destacou a ministra.
Márcia Lopes resumiu: “Nosso trabalho é intersetorial, reúne todas as áreas do governo e todas as interseccionalidades”. E defendeu: “É preciso que cada ministério, cada estado e cada município se comprometa com a igualdade de gênero, pois cuidar das mulheres é cuidar da sociedade”. A conferência estadual foi articulada pela Secretaria de Estado da Mulher (SEM/RJ) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CedimM/RJ).
Cerca de 500 mulheres de diferentes municípios fluminenses participaram da elaboração das propostas a serem levadas à etapa nacional, cujo tema será "Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas". O encontro é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.