As mulheres foram conscientizadas de que o Brasil vive um novo ciclo democrático em que elas estão novamente no centro das decisões Foto Divulgação

São João da Barra - A consolidação de propostas que serão encaminhadas à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, entre 29 de setembro e primeiro de outubro, em Brasília, aconteceu no final de semana, durante a 5ª Conferência Estadual realizada no Hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio de Janeiro. O tema central resumiu as diretrizes para fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.
A conferência reuniu 405 delegadas eleitas nas etapas municipais, de 44 municípios do estado. Três delas representam São João da Barra, na região norte: Iza Maria Brito dos Santos (Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos), Ângela Maria Codeço Rezende (sociedade civil e Núcleo de Educação Ambiental - NEA) e Vanessa Bastos da Silva (Projeto Mulheres). Na etapa nacional, as propostas e prioridades construídas no âmbito local e estadual serão apresentadas.
O evento estadual foi avaliado como um momento decisivo de construção coletiva em defesa da democracia, da igualdade de gênero e da proteção da vida das mulheres. A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e da secretária estadual da Mulher, Heloísa Aguiar, prestigiaram. “O Brasil voltou, vocês voltaram, a democracia está voltando. E essa é a luta: fazer política que constrói, que partilha, que transforma a vida das mulheres brasileiras”, destacou a ministra.
Márcia Lopes resumiu: “Nosso trabalho é intersetorial, reúne todas as áreas do governo e todas as interseccionalidades”. E defendeu: “É preciso que cada ministério, cada estado e cada município se comprometa com a igualdade de gênero, pois cuidar das mulheres é cuidar da sociedade”. A conferência estadual foi articulada pela Secretaria de Estado da Mulher (SEM/RJ) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CedimM/RJ).
Cerca de 500 mulheres de diferentes municípios fluminenses participaram da elaboração das propostas a serem levadas à etapa nacional, cujo tema será "Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas". O encontro é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais.