Participantes estão tendo oportunidades de conhecer mais detalhes sobre a história do município Foto Divulgação

São João da Barra – Em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), o governo de São João da Barra (RJ) articula o fortalecimento do potencial turístico do município com a formação de condutores de atrativos naturais em unidades de conservação, Uma das iniciativas é investir no Curso de Formação de Condutores de Atrativos Naturais em Unidades de Conservação.
A estratégia envolve a Secretaria de Turismo e Lazer e tem também na parceria a Reserva Caruara. A aposta principal é na riqueza do ecossistema e outros potenciais locais para atrair visitantes. Uma palestra do historiador, guia de turismo e técnico da secretaria, André Pinto, no auditório do IFF, marcou a consolidação da proposta.
A abordagem foi focada na história sanjoanense sob a ótica do turismo, destacando os principais marcos que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da cidade ao longo dos períodos colonial, imperial e republicano.
O secretário Flávio Raposo define que a parceria é uma forma de unir forças em prol do turismo regional e mostrar aos estudantes o quanto o município é rico em unidades de conservação, atrativos da natureza, históricos, culturais e até científicos. Nesta quinta-feira (14), os estudantes participaram de uma caminhada pelo centro histórico.
Os participantes conheceram detalhes sobre a arquitetura e os prédios seculares que compõem o patrimônio cultural sanjoanense, como a Igreja Matriz de São João Batista. Um dos pontos marcantes foi o Museu Sacro Iconográfico - criação da Venerável Irmandade de São João Batista.
Também foram detalhados dados a respeito da Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública); Centro Cultural Narciza Amália; Palácio Cultural Carlos Martins; Cine Teatro São João; ruínas do Trapiche; Indústria Thoquino; Cais do Imperador. A programação segue com diversas atividades de campo.
DESCOBERTAS - Nesta sexta-feira (15), a palestra acontece na Reserva Caruara, em Iquipari, por membros da Câmara Técnica de Comunicação e Turismo do geoparque, com foco na relevância geológica e ambiental de São João da Barra. Para o dia 22 está definido um tour científico à Lagoa Salgada.
Trata-se de um patrimônio geopaleontológico mundial, localizado entre os municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes. Técnicos da Secretaria de Turismo estarão coordenando – na Área de Proteção Ambiental Municipal da Lagoa Salgada e no Parque Estadual da Lagoa do Açu.
“Cada atividade tem sido uma descoberta”, assinala o estudante João Gabriel Soffiati comentando: “Ver de perto os lugares que estudamos, ouvir os especialistas e caminhar por espaços tão significativos para a história e a natureza da nossa região é inspirador. Isso nos prepara para atuar com responsabilidade e conhecimento no turismo sustentável”.