Os jovens devem estar matriculados no Ensino Fundamental II ou Médio em escola pública ou particular Foto Divulgação

São João da Barra – Pela terceira vez consecutiva, São João da Barra (SJB), ao norte do estado do Rio de Janeiro, é beneficiado, pelo governo do estado, com o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), da Fundação para a Infância e Adolescência (Fia-RJ).
A iniciativa prepara jovens de 15 e 16 anos para o ingresso no mercado de trabalho, com aulas gratuitas no contraturno escolar. O programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos, com sede na Rua São João, 571, para apoio aos interessados e onde as aulas serão realizadas, gratuitamente.
As inscrições terminam nesta quarta-feira (13) pelo site https://www.rj.gov.br/fia/. A presidente da Fia, Josiane Assis, explica que, depois de inscrito, o candidato e seu responsável legal passam por entrevista social e acolhimento psicológico com a equipe técnica.
“O PTPA tem o poder de transformar realidades ao oferecer oportunidades para adolescentes que, muitas vezes, enfrentam contextos de vulnerabilidade. Investir na juventude é investir no futuro do nosso Estado”, destaca Josiane informando que são 25 vagas destinadas a jovens em situação de vulnerabilidade social.
ACOMPANHAMENTO - Podem se inscrever os nascidos entre 2 de outubro de 2009 e 2 de julho de 2010, matriculados no Ensino Fundamental II ou Médio (em escola pública ou particular com bolsa integral). “É necessário que a família esteja inscrita em programas de transferência de renda”.
Após a conclusão do curso, há a possibilidade de encaminhamento para estágio, por meio das articulações e parcerias promovidas pela Fia. O adolescente deve seguir regularmente matriculado, ativo e permanecer frequente na escola durante toda sua experiência no PTPA, com aproveitamento escolar satisfatório.
Mesmo depois do fim da qualificação, o jovem continua recebendo acompanhamento psicossocial até ele completar 18 anos. O início das aulas está previsto para o próximo dia 18. O curso tem duração de quatro meses, oferecendo módulos de Matemática e Raciocínio Lógico; Português e Redação; Técnica, Tecnologia e Mídias Sociais; Teatro, Música e Produção Artístico-Cultural; Humanidades Aplicadas; Noções Administrativas e Financeiras; e Resiliência.