Alexandre Rosa afirma que governo municipal reforça compromisso com a qualificação profissional Foto Divulgação (Paraybano)
Governo municipal fecha com estadual parceria focada na profissionalização
Estratégia prevê a oferta de cursos em diversas áreas visando fortalecer a cadeia produtiva sanjoanense
São João da Barra – Por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, o governo de São João da Barra (RJ) busca amparo na política estadual de fortalecimento da cadeia produtiva portuária e energética. O objetivo é qualificar a mão de obra local para ocupar vagas com alta demanda no entorno do Porto do Açu, incluindo a Bacia de Campos, e em outras regiões do estado.
A articulação envolve a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, por meio da Superintendência de Trabalho e Renda. A assinatura aconteceu terça-feira (5), com ofertas de cursos gratuitos de capacitação profissional voltados à indústria offshore e à economia do mar, dentro do Programa Empregos Azuis, abertos a moradores do município.
De acordo com o secretário municipal, Alexandre Rosa, a expectativa é que as primeiras turmas comecem ainda este ano. Estão previstos cursos nas áreas de pintura industrial, soldagem, movimentação de carga e taifeiro, que serão executados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que é reconhecido nacionalmente pela excelência na formação técnica.
Alexandre adianta que para a segunda quinzena de agosto, está prevista uma visita técnica da equipe estadual do programa ao município, com o objetivo de alinhar a implantação das turmas e conhecer os espaços que poderão sediar os cursos: “O convênio integra a estratégia da gestão da prefeita Carla Caputi de ampliar o acesso à formação profissional”.
O secretário enfatiza que a prefeita propõe impulsionar a geração de renda por meio do desenvolvimento econômico com foco nas pessoas: “Estamos dando um passo importante para preparar nossa população para as novas oportunidades que surgem com o crescimento do Porto do Açu e da economia do mar”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.