Os donos de cães são orientados a levá-los aos locais de vacinação em coleiras e com focinheiras Foto Divulgação

São João da Barra – A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal é intensificada em São João da Barra (RJ), com ações itinerantes do Núcleo de Controle de Zoonozes (NCZ) iniciadas nesta terça-feira (12), nas localidades de Pipeiras e Palacete, no quinto distrito. O cronograma vai até 11 de setembro.
Na sequência, nesta quarta-feira (13) as equipes estarão em Vila da Terra e Rua Nova. Sempre das 9h às 13h, as próximas etapas, em agosto, estão programadas para Água Preta (dia 19); Iquipari (20); Chapéu de Sol (26); Degredo (27).
Já em setembro haverá vacinação em Perigoso (2); Praça do Meireles, em Atafona (3); Jardim das Palmeiras, também em Atafona (4); Praça Santo Amaro, Grussaí (9); Praça Nossa Senhora Aparecida, Lagoa (10); Estação das Artes (sede) e Praça do Bairro de Fátima (11).
Os trabalhos começaram efetivamente no dia cinco, em cronograma com 18 pontos do município, entre a área da sede e localidades dos distritos. De acordo com o NCZ, a expectativa é vacinar cerca de dois mil cães e gatos até o dia 11 de setembro.
“Em agosto a imunização acontece às terças e quartas; em setembro será acrescentada a quinta-feira”, informa o núcleo ressaltando que, para facilitar os trabalhos, é importante ser apresentado o comprovante da vacinação do ano passado.
Outras orientações são que os gatos, se possível, sejam levados em caixa de transporte; enquanto os cães, além de coleiras, devem estar com focinheiras, nos casos daqueles mais ariscos, para evitar possíveis incidentes. O NCZ incentiva que vacinar cães e gatos é importante para os animais e para quem com eles convive.