Secretaria de Cultura preparou atividades que refletem as manifestações folclóricas sanjoanenses Foto Divulgação

São João da Barra – “Um município de cultura popular forte, que pulsa durante todo o ano”. A manifestação é do secretário de Cultura (Secult) de São João Barra (RJ), Gil Miranda, ao incentivar os sanjoanenses a comemorar o ‘Dia do Folclore e Cultura Popular’, na próxima quinta-feira (21).
“Precisamos celebrar essas manifestações, que continuam vivas com o tempo”, convida Miranda, ao anunciar a programação, que terá início às 19h, no Ginásio Municipal de Eventos Esportivos e Culturais Arlindo Aquino. Estão programadas apresentações artísticas e sessões de documentários e curtas até sábado (23).
O secretário destaca que da programação constam apresentações das turmas das oficinas de teatro e dança, do Palácio Cultural Carlos Martins, com temática voltada para o folclore brasileiro, além de apresentação do Grupo Cultural Sonho, Amor e Fantasia (SAF).
“O SAF traz a celebração ao folclore brasileiro em sua quadrilha junina, com o tema ‘O Despertar dos Encantados’, uma jornada pelo rico e diversificado universo de tradições, mitos, lendas, contos e costumes”, destaca Miranda assinalando que essa cultura popular se expressa em diversas manifestações regionais e revela a história e identidade do povo brasileiro.
“Na oportunidade a entidade, que foi contemplada no ‘Edital Arraiá Cultural RJ 3ª edição’, fará a gravação da apresentação no evento”, ressalta acentuando que também a exposição ‘Somos Cultura Popular’, mostra das manifestações folclóricas sanjoanenses, estará em cartaz a partir do dia 25 de agosto.
A exibição vai até novembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, na Casa de Cultura João Oscar (antiga Casa de Câmara e Cadeia). A Secult estará, também, no mesmo local, apresentando sessões de documentários e curtas, contemplados nos Editais Memória Cultural 1 e 2 da Lei Paulo Gustavo.
Ainda por conta da celebração, sábado, com início às 18h, acontece um sarau cultural na Casa Multiplural de Cultura, situada na Rua Barão de Barcelos, no centro da cidade. “O evento irá celebrar as histórias, mitos, lendas e artes que fazem parte da cultura do município”, resume o secretário.