O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, e o Retificar acontece em parceria na próxima terça-feira Foto Divulgação

São João da Barra – Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o governo de São João da Barra (RJ) em 2023 descentraliza a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) facilita proprietários e possuidores rurais na regularização e retificação do documento. Na próxima terça-feira (26) o município realiza o Mutirão Retificar, para auxiliar nos procedimentos.
A ação está programada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, 80, Centro), de 10h às 17h e visa oferecer orientações técnicas e suporte para quem necessita corrigir, atualizar ou complementar cadastro. São exigidos RG, CNH e CPF, recibo do CAR e documento da propriedade (Declaração de Posse, Escritura Pública, Registro de Imóvel, Contrato de Compra e Venda ou Usucapião Georreferenciado).
P mutirão será desenvolvida em parceria da prefeitura com Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (Senar-RJ), Sindicato Rural de São João da Barra; e Inea. O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, criado pela Lei nº 12.651/2012.
A ferramenta reúne informações ambientais das propriedades e posses rurais, servindo como base para o controle, monitoramento, combate ao desmatamento e planejamento ambiental e econômico. A secretária de Meio Ambiente, Marcela Toledo, avalia que a descentralização do serviço fortalece a gestão ambiental local, aproxima o poder público dos produtores rurais e agiliza a regularização.
“Com capacitação e equipamentos fornecidos pelo Inea, a equipe municipal atua diretamente no sistema, garantindo mais eficiência nas análises”, explica a secretária realçando que a união de forças garante mais agilidade, eficiência e compromisso com um desenvolvimento rural sustentável e ambientalmente responsável. Ela resume que a parceria garantiu até agora 208 cadastros analisados pelo Inea e 112 analisados pela equipe técnica da prefeitura.