Representantes das forças de segurança se reuniram para discutir ações que visam proporcionar mais tranquilidade à população Foto Divulgação

São João da Barra - O aprimoramento da integração das forças de segurança é articulado pelo governo de São João da Barra, com proposta de dinamizar o cerco tático nas entradas e saídas das localidades do município, para coibir ou rapidamente elucidar possíveis crimes. A estratégia é desenvolvida pelo Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
No último dia quatro, representantes das forças de segurança se reuniram para discutir ações que visam proporcionar mais tranquilidade aos cidadãos. Já há respostas positivas com o cerco tático integrado, envolvendo a Segurança Pública municipal e Polícia Militar.
De acordo com o secretário Anderson Campinho, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebe imagens de câmeras instaladas em pontos estratégicos de todos os distritos. A unidade dará direcionamento para as autoridades da rota de fuga de criminosos, para que sejam interceptados.
“Pessoas da comunidade, também, podem realizar denúncias pelo telefone (22) 99915-3153”, orienta o secretário destacando que as reuniões são importantes para avaliação das ações, os pontos positivos e negativos, e discussão das questões relacionadas à segurança, sempre com o objetivo de melhorar o atendimento.
“É um momento no qual a gente tem a participação de todos os atores envolvidos direta e indiretamente, apresentando os resultados de ações e traçando metas”, acentua Campinho que também é presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. A reunião debateu o cenário atual da segurança pública no município.
MUITOS ENVOLVIDOS - Houve ainda avaliação do termo de cooperação técnica, convênios, uso de tecnologias, ronda escolar, 190 integrado, Patrulha Rural e Patrulha Maria da Penha. Os comandantes do 8º Batalhão de Polícia Militar (tenente-coronel Arthur Maurício Barbosa
Araújo) e da 5ª Companhia de Polícia Militar (tenente Alexandre de Souza Soares) estiveram presentes.
Também participaram do encontro, representando a 145ª Delegacia de Polícia Civil, o comissário Waldir Tardelli e o inspetor Marco Fagundes; subsecretário de Segurança Pública, Arthur Miller; defensor público Gustavo Sugawara; presidente da comissão de Segurança da 12ª Subseção da OAB, Gilson Gomes.
Ainda: comandante da Guarda Civil Municipal, Jonas Figueiredo; coordenador do Ciosp, Luiz Marcos Teixeira; coordenador da Defesa Civil, Marcos Sá, e o e o subcoordenador ,Felício Valiengo; além do vice-presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais, Nei Fernando Monteiro.