Mária Ribeiro revive uma palhaça solitária, que transforma objetos cotidianos em brincadeiras, poesia e emoção Foto Divulgação

São João da Barra – Marcando o mês da criança com programação considerada ‘alucinante’, o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Grussaí, em São João da Barra (RJ), apresenta sábado (18), com início às 18h, o espetáculo ‘Veneta’, da artista independente Mária Ribeiro. A turnê começou dia 11, no Sesc Três Rios.
Mária comenta que a peça é voltada para toda a família: “Transita entre o teatro e o circo, explorando temas como a solidão, a imaginação e a importância do brincar com criatividade, cativando tanto o público infantil quanto o adulto. Para assistir, basta levar um quilo de alimento não perecível”.
Dirigido por Atawallpa Coello (Inka Clown), com dramaturgia e atuação de Mária Ribeiro, o espetáculo teve estreia em julho de 2023, no Distrito Federal, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do GDF, e desde então já percorreu palcos e praças Brasil afora. A próxima apresentação será no Espaço Arte Sesc Flamengo, Rio de Janeiro, dia 25.
A artista resume que, quem assiste ‘Veneta’ é transportado para o universo excêntrico de uma palhaça solitária, que vive isolada em um cômodo e transforma objetos cotidianos em brincadeiras, poesia e emoção: “Nesse processo, a personagem descobre que, por meio da imaginação e do humor, pode criar pontes com o outro e resgatar a alegria da convivência”.
ARTISTA SOLO - Mária realça que a montagem é uma jornada de autodescoberta, que valoriza o contato humano, o brincar livre, a criatividade e os momentos de tédio. Ela é uma artista solo e independente, cujo percurso nas artes teve início em 2005, quando iniciou seus estudos teatrais por meio do teatro-esporte, explorando técnicas de improvisação.
A palhaça participou de várias oficinas, e em 2010 fez um curso intensivo, decidindo, então, seguir a carreira de atriz. Em 2012, ingressou no curso de Licenciatura em Artes Cênicas na Universidade de Brasília (UnB), onde estudou até 2015. Mária assinala que o encontro entre teatro e circo se revelou fundamental na construção de sua identidade artística.
Também se aprofundou em palhaçaria, bufonaria, arte de rua e técnicas diversas do circo. Começou a se apresentar nas ruas em 2015; participou do festival Mood Indigo, na Índia (Mumbai), nos anos de 2015 e 2019. Agora em 2025 apresentou espetáculo no Festival Carnaval Around the World, nos Estados Unidos (Honolulu).