MAÍRA – CAMINHOS ANCESTRAIS é o segundo monólogo com temática ancestral da Cia Teatro BaixoDivulgação

O palco do Sesc São João de Meriti recebe nesta quinta-feira (4) o monólogo Maíra – Caminhos Ancestrais. O espetáculo adulto surge do encontro da atriz Jessica Meireles com o primeiro romance de Darcy Ribeiro, um dos mais importantes intelectuais do Brasil, lembrado por defender as causas indígenas e a educação pública de qualidade.
Na trama, a Tuxaua Anacã, do povo fictício Maírum, decide morrer para que um novo Tuxaua possa nascer. Mas antes, precisa refazer perante toda a sua aldeia seus caminhos que entrelaçam passado, presente e futuro. Através da palavra, materializa a resistência e o desejo pelo bem-viver.
“Esse espetáculo é também uma tentativa minha de reconstruir e me conectar com um dos meus caminhos ancestrais, guiada pelas palavras sopradas ao vento por minha bisavó e minha tataravó, mulheres indígenas, apagadas da memória-herança familiar. Elas também estarão presentes na peça”, conta Jéssica.
Com direção da própria atriz Jessyca Meyreles e interlocução artística de Jonyjarp Pontes, ‘MAÍRA – CAMINHOS ANCESTRAIS’ é um espetáculo de excorporação cênica ancestral, através do movimento de retomada enquanto mulher indígena da atriz e dramaturga Jessyca Meyreles, que também compartilha suas memórias e não memórias com o espectador.
Serviço: MAÍRA – CAMINHOS ANCESTRAIS
Classificação indicativa: 14 anos
Dia 04 de maio, 19h – SESC São João de Meriti
Endereço: Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti – RJ
Ingressos: R$ 5,00 (meia), R$ 10 (inteira), Grátis (pcg, credencial plena e crianças menores de 16 anos)