Reunião Ampliada Pró-Casa de Memória Marinheiro João Cândido é realizada em MeritiEdgar Maciel
Meriti dá mais um passo para construção da Casa de Memória Marinheiro João Cândido
Encontro reuniu representantes do executivo municipal entre outros incentivadores da área cultural
São João de Meriti – Uma nova reunião alinhou medidas para a construção da Casa de Memória Marinheiro João Cândido em São João de Meriti. O espaço terá cursos, diversas atividades culturais e vai guardar o acervo de um grande representante do movimento negro, herói municipal e estadual, reconhecido líder da Revolta da Chibata, que pedia o fim dos castigos físicos na Marinha em 1910.
O encontro reuniu representantes do executivo municipal, da Fundação de Artes do Rio de Janeiro (Funarj), da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, do Conselho de Cultura e de Turismo, do COMIRA, da Comissão Pró-Memória, da Comissão da Anistia e Verdade da OAB, da Unidade de Mobilização Nacional pela Anistia – UMNA e da sociedade civil.
A subsecretária de Turismo Mirian Rodrigues destacou: “A construção deste equipamento cultural irá atender as demandas que a nossa cidade possui, oferecendo um espaço para os nossos artistas se apresentarem. Estamos tratando de um equipamento que vai mudar significativamente a história da cultura de São João de Meriti”.
O projeto, da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro – Funarj em parceria com a Prefeitura de São João de Meriti, será o primeiro equipamento cultural construído em homenagem a um negro na Baixada Fluminense.
“A Funarj está muito feliz de estar aqui hoje, alinhando com o Governo Municipal e a sociedade organizada todo o processo de construção da Casa de Memória João Cândido. Possuímos equipamentos no Centro, na Zona Oeste e na Zona Norte do Rio, mas não temos nenhum na Baixada. A construção desse espaço visa trazer mais cultura e arte, além de oportunizar o palco para o artista e o espetáculo para toda a população”, afirmou o presidente da Funarj Jackson Emerick.
A obra será no terreno em frente ao Centro de Saúde Aníbal Viriato, no Jardim Meriti.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.