Palestra de prevenção, informação e cuidados sobre o câncer de mama em São João de MeritiDivulgação/ PMSJM

São João de Meriti - A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma palestra de prevenção, informação e cuidados sobre o câncer de mama no ambulatório do Centro de Prevenção e Diagnóstico em Oncologia (CDPO), que faz mais de 30 diagnósticos da doença por mês.
Em São João de Meriti, é realizada uma média de 260 a 300 mamografias por mês, o que tem auxiliado diversas pacientes que estão na luta contra o câncer de mama.
“Não só em outubro, mas durante todo o ano, nós trabalhamos no processo de prevenção aos cânceres que atingem as mulheres, como o de mama, de útero, de ovário e tantos outros. É muito importante que todas as munícipes compareçam a esse espaço que é para elas, para que não deixem de fazer a prevenção”, comentou a subsecretária de Saúde, Drª Malu Santos.
A coordenadora e mastologista do CDPO, Drª Christina Fidalgo, falou um pouco sobre a prevenção da doença: “Nós precisamos fazer o rastreamento do câncer, ou seja, realizar exames todo ano em pacientes que não tenham sintomas, nem lesões, a partir dos 40 anos. É aí que realizamos o diagnóstico precoce. É muito importante também manter uma alimentação saudável; evitar a obesidade e o sedentarismo; diminuir a ingestão de álcool; não fumar e buscar ter um equilíbrio emocional, porque tudo isso afeta no desenvolvimento de doenças”.
O Ministério da Saúde informa que cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis.
Nesta sexta-feira (27), o espaço estará mais uma vez aberto para um novo encontro com as pacientes do município, tanto curadas quanto as que ainda estão em tratamento. Haverá também a participação da ONG Unidas para Sempre, que é uma rede de apoio para as mulheres que têm ou já tiveram câncer de mama.