Da esquerda pra direita: diretora geral da Escola Municipal Padre Paul Jean, Anna Karla, a merendeira vencedora Dayse Cristina da Silva e a secretária de Educação, Ana Paula GomesDivulgação

São João de Meriti – O município premiou nesta quinta-feira (23), merendeiros no concurso “Sabor da Escola: melhor receita da alimentação escolar do município”. Ao todo, 13 merendeiros apresentaram seus pratos à mesa dos jurados, composta pela equipe técnica, incluindo a secretária da pasta, Ana Paula Gomes.
Os cozinheiros só puderam usar ingredientes e produtos presentes no Programa de Alimentação Escolar.
Os pratos foram avaliados pela criatividade, apresentação, sabor e textura. A ganhadora do 1º lugar foi Dayse Cristina da Silva Alves, merendeira da Escola Municipal Padre Paul Jean, em Tomazinho, há dois anos. Ela apresentou um estrogonofe de frango feito sem creme de leite acompanhado de arroz, vinagrete de agrião e batatas assadas no forno: “As crianças amam esse prato, sempre repetem. Então, vencer o concurso com essa receita me deixa muito emocionada”.
O prato vencedor  - Divulgação
O prato vencedor Divulgação
De acordo com a coordenadoria de Nutrição Escolar, o objetivo é valorizar o trabalho dos cozinheiros das unidades educacionais e destacar como a alimentação adequada desempenha um papel importante no desenvolvimento e no aprendizado dos alunos.
Os primeiros colocados receberam prêmios como microondas, airfryer e batedeira. A proposta é que, futuramente, todas as receitas servidas na competição façam parte do cardápio escolar das 70 unidades escolares municipais de São João de Meriti.
“Hoje eu quero agradecer a vocês por virem aqui e mostrarem o quanto se importam com a alimentação dos nossos alunos, criando maneiras diferentes de oferecer alimentos saudáveis e nutritivos”, elogiou a secretária da pasta, Ana Paula Gomes.
Todos os participantes do concurso "Sabor da Escola" e a equipe da secretaria - Divulgação
Todos os participantes do concurso "Sabor da Escola" e a equipe da secretariaDivulgação