Águas do Rio instala válvula controladora de vazão em São João de MeritiDivulgação
Bairro Jardim Metrópole recebe investimento em tecnologia para melhor controle dos serviços de água
investimento em tecnologia para melhor controle dos serviços de água Águas do Rio instalou uma válvula controladora de vazão, que futuramente será operada de forma remota
São João de Meriti - Uma válvula controladora de vazão foi instalada numa tubulação que abastece o bairro Jardim Metrópole, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A peça traz mais segurança para o sistema de abastecimento, pois permite o controle da pressão e do volume de água que passa por tubulações de grande porte.
A iniciativa, segundo a Águas do Rio, foi o primeiro passo para permitir que futuras operações no sistema sejam realizadas a distância, a partir do Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária, que fica no Centro do Rio de Janeiro.
Com isso, a concessionária ganhará maior controle da quantidade de água que chega à região atendida, proporcionando um fornecimento mais estável à população.
“A válvula garantirá, além de controle a distância, a setorização do fornecimento de água. Ou seja, para futuros reparos, independente da ocorrência, poderemos isolar algumas áreas e reduzir o trecho que terá o abastecimento suspenso, impactando um número menor de pessoas”, explicou Felipe Vazquez, gerente operacional da companhia.
Atualmente, a Baixada Fluminense possui, de forma totalmente automatizada e operadas pelo COI, 20 equipamentos semelhantes. Para este ano, está prevista a instalação de 22 válvulas que acompanharão este mesmo modelo com operação remota.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.