Meriti foi selecionada entre as 50 cidades escolhidas no Brasil e é uma das três únicas do EstadoDivulgação

São João de Meriti – A cidade de São João de Meriti se destacou na sustentabilidade e foi selecionada para integrar o Programa Cidades Verdes Resilientes, que tem como objetivo apoiar municípios brasileiros na construção de soluções para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
Essa conquista foi possível graças ao comprometimento da gestão municipal, liderada pelo prefeito Léo Vieira, com o apoio do deputado Luciano Vieira e da equipe da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, sob o comando do secretário Antonio Marcos Barreto. O grupo tem trabalhado diariamente em prol de um futuro sustentável para a cidade, promovendo ações voltadas para o desenvolvimento urbano responsável e ambientalmente correto.
Ministro das Cidades, Jader Filho, com o secretário Antonio Marcos Barreto, durante o encontro do programa Cidades Verdes Resilientes, em Brasília - Divulgação
Ministro das Cidades, Jader Filho, com o secretário Antonio Marcos Barreto, durante o encontro do programa Cidades Verdes Resilientes, em BrasíliaDivulgação
O município está entre as 50 cidades escolhidas em todo o Brasil e é uma das três únicas do Estado do Rio de Janeiro a conquistar essa vaga importante.
De acordo com o secretário municipal de Ambiente, Antonio Marcos Barreto, a cidade se alinha na vanguarda ambiental que busca uma transformação global por cidades mais verdes, justas e resilientes. “O reconhecimento de Meriti como referência ambiental no Estado do Rio de Janeiro é um passo significativo na construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”.
O programa tem como objetivo apoiar municípios na construção de soluções para enfrentar os impactos das mudanças climáticas - Divulgação
O programa tem como objetivo apoiar municípios na construção de soluções para enfrentar os impactos das mudanças climáticasDivulgação
Programa Cidades Verdes Resilientes
O Programa Cidades Verdes Resilientes tem como missão fortalecer os municípios diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Para isso, investe em ações como planejamento urbano sustentável, promoção de soluções de baixo carbono, capacitação de gestores locais e incentivo à inovação ambiental. Além disso, o programa aborda temas essenciais, como o uso consciente do solo, mobilidade urbana, moradia digna e proteção da biodiversidade, sempre priorizando as populações mais vulneráveis.
Uma das principais estratégias do programa é a adoção de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), que incluem a criação de áreas verdes e a recuperação de espaços degradados, garantindo mais qualidade de vida para os moradores. A participação de São João de Meriti nesse projeto reforça o compromisso da cidade com um desenvolvimento sustentável e inclusivo, além de integrar o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.