Vila Olímpica de São João de Meriti promove Funcional Kids para crianças com TEADivulgação
Funcional Kids Inclusivo traz atividades físicas adaptadas para Vila Olímpica de Meriti
Aulas acontecem às terças e quintas-feiras, no turno da manhã, e as inscrições estão abertas
São João de Meriti - Inclusão e Desenvolvimento na Vila Olímpica de São João de Meriti. O projeto Funcional Kids Inclusivo traz uma serie de aulas gratuitas com atividades físicas adaptadas para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), matriculadas na rede municipal de ensino.
As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, no turno da manhã, e as inscrições podem ser feitas por meio de um link disponível no perfil oficial da Prefeitura nas redes sociais.
O projeto da Vila Olímpica é um exemplo concreto de como políticas públicas voltadas para a inclusão podem fazer a diferença na vida de famílias e crianças com TEA.
Márcio Aurélio Rufino, professor do funcional relata que as aulas vão muito além do exercício físico. “Trabalhamos com essas crianças diversos tipos de atividades esportivas que ajudam no cognitivo delas. Isso melhora sua interação no ambiente escolar e em casa. É muito gratificante observar as pequenas melhoras, como alunos que não falavam nada e hoje já conseguem conversar. São histórias emocionantes”.
Para garantir a eficácia das aulas, o projeto oferece turmas personalizadas, respeitando os diferentes níveis de suporte que o TEA exige. Crianças com maior necessidade de atenção, especialmente aquelas classificadas no Nível 3 (Severo), recebem acompanhamento mais próximo e com tempo de aula adequado à sua realidade.
Os responsáveis dos alunos atendidos relataram a melhora da saúde e a integração das crianças em ambientes diversos. “Estou vendo meu filho se desenvolver. Hoje o vi correndo e feliz, fazendo as atividades com o professor, coisa que antes ele não fazia. Estou gostando muito dessa atividade aqui na Vila. Ele fica muito feliz quando vem para o funcional”, disse Márcia de Souza, mãe de um aluno participante.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.