Escolas municipais de Meriti serão pontos de coleta de óleo de cozinha usado
A Prefeitura reforça a educação ambiental com a assinatura do primeiro termo do programa Óleo Premiado
Eneila Lucas (Secretária de Educação), Carlos Rangel (da empresa UniÓleo) e Antonio Marcos Barreto (Secretário de Ambiente) durante a assinatura do termo - Gilberto Rocha/ PMSJM
Eneila Lucas (Secretária de Educação), Carlos Rangel (da empresa UniÓleo) e Antonio Marcos Barreto (Secretário de Ambiente) durante a assinatura do termoGilberto Rocha/ PMSJM
São João de Meriti - A Prefeitura de São João de Meriti realizou a assinatura do primeiro termo de cooperação técnica do programa Óleo Premiado. A iniciativa vai implementar inicialmente pontos de coleta de óleo de cozinha usado, em dez escolas da rede municipal, incentivando práticas sustentáveis e a educação ambiental.
“O projeto Óleo Premiado será fundamental na educação ambiental aliada à sustentabilidade. Com essa iniciativa, vamos promover a destinação correta de um resíduo altamente poluente e ainda fomentar projetos socioambientais em escolas da nossa rede”, destacou o secretário municipal de Ambiente, Antonio Marcos Barreto, citando também que a iniciativa faz parte do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Inclusão Social.
A primeira parceria firmada foi com a empresa UniÓleo, responsável pela logística reversa do resíduo de óleo vegetal. Segundo a organização municipal, a cada litro de óleo coletado, o programa prevê o repasse de recursos à cooperativa envolvida, que serão revertidos em ações e metas ambientais.
Meriti assina primeiro termo de cooperação técnica do programa Óleo PremiadoGilberto Rocha/ PMSJM
O acordo também contará com acompanhamento técnico e campanhas educativas nas unidades escolares. A secretária municipal de Educação, Eneila Lucas, reforçou o compromisso pedagógico da iniciativa.
“Além de cuidar do meio ambiente, estamos formando cidadãos conscientes. As escolas serão protagonistas neste processo de transformação, e logicamente, queremos levar o projeto para todas as unidades”, completou Eneila.
Representando a empresa parceira UniÓleo, Célio Rangel, pontuou sobre a importância da ação conjunta. “Ficamos honrados em fazer parte dessa iniciativa, pois somos de Meriti. O descarte incorreto do óleo pode contaminar litros de água. Esse projeto vai fazer a diferença para o meio ambiente e para a vida das pessoas”, concluiu Célio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.