A capacitação aconteceu na sede da Guarda Civil de Meriti Elias Nicácio/ PMSJM

São João de Meriti - A Guarda Civil Municipal de São João de Meriti promoveu uma capacitação voltada à atuação da Ronda Maria da Penha, fortalecendo o combate à violência contra a mulher.
Os agentes foram treinados para aprimorar as abordagens, entender os protocolos legais e fortalecer o acolhimento às vítimas de violência doméstica, alinhando a atuação da ronda às diretrizes da Lei Maria da Penha.
O encontro contou com palestras da delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Meriti, Vanessa Martins, da inspetora-chefe da unidade, Verônica Lacerda, da Guarda Civil Municipal de Guapimirim e de outros profissionais convidados com experiência na rede de proteção.
A delegada titular da DEAM de Meriti, Vanessa Martins (esq), foi uma das responsáveis pela capacitação  - Elias Nicácio/ PMSJM
A delegada titular da DEAM de Meriti, Vanessa Martins (esq), foi uma das responsáveis pela capacitação Elias Nicácio/ PMSJM
A coordenadora da Ronda Maria da Penha no município, Osiane Santos, reforçou a importância do trabalho em equipe.
“A atuação da Ronda vai muito além da patrulha: é sobre empatia, compromisso e resposta rápida. Precisamos estar prontos para acolher cada mulher com o respeito e a segurança que ela merece”.
A capacitação seguiu modelos adotados por outras guardas civis do estado, que possuem equipes dedicadas à proteção de mulheres sob medida protetiva.
“Nosso foco é garantir que a Guarda Civil esteja cada vez mais preparada para proteger essas mulheres e atuar de forma eficaz na rede de enfrentamento à violência. A capacitação é uma das formas mais eficazes de fortalecer esse trabalho”, enfatizou o subsecretário municipal do Comando da Guarda Civil de Meriti, Worton França.
A Guarda Civil Municipal de Guapimirim também participou do encontro com especialistas em defesa da mulher - Elias Nicácio/ PMSJM
A Guarda Civil Municipal de Guapimirim também participou do encontro com especialistas em defesa da mulherElias Nicácio/ PMSJM