Prefeitura de Meriti entrega veículos elétricos para fortalecer a coleta seletivaGilberto Rocha/ PMSJM

São João de Meriti - Dois veículos elétricos movidos a energia solar vão apoiar o trabalho da cooperativa de catadores de São João de Meriti. Totalmente ecológicos, os novos veículos são fruto de compensação ambiental, sem custos para a Prefeitura, não utilizam combustíveis fósseis, não emitem gases de efeito estufa e contribuem para a redução dos impactos das mudanças climáticas.
O prefeito de Meriti, Léo Vieira, destacou a importância da novidade. “Estamos unindo sustentabilidade, inovação e respeito social, garantindo melhores condições de trabalho aos catadores e avançando no cuidado com o meio ambiente. Vamos continuar lutando por uma cidade mais verde e sustentável”.
A iniciativa integra o Programa Municipal de Coleta Seletiva, instituído pelo Decreto nº 7.365, de 26 de fevereiro de 2025, e representa mais um passo na construção de um município sustentável.
A vice-prefeita de Meriti e secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Dra. Letícia Costa, também ressaltou o impacto da iniciativa. “Esse projeto vai muito além da coleta seletiva. Ele representa dignidade, inclusão e cuidado com as pessoas que desempenham um papel essencial para a cidade”.
A Cooperativa Três Pontes, com mais de 150 catadores, foi a primeira a receber a nova licença ambiental unificada da cidade, e ficará responsável por incluir os veículos nas rotas de coleta. “Esses veículos representam mais dignidade para o nosso trabalho. Agora temos mais segurança, mais condições de atender à população e a certeza de que somos parte importante dessa mudança. Nosso time vai conseguir ampliar as coletas e contribuir ainda mais para uma cidade mais limpa", disse o presidente da Cooperativa Três Pontes, Josias Pereira.
O presidente da Cooperativa Três Pontes, Josias Pereira - Gilberto Rocha/ PMSJM
O presidente da Cooperativa Três Pontes, Josias PereiraGilberto Rocha/ PMSJM
O secretário municipal de Ambiente, Mudanças de Clima e Bem-Estar Animal, Antonio Marcos Barreto, reforçou o caráter pioneiro da entrega. “Estamos implementando um modelo de coleta seletiva moderno, sustentável e que coloca a cidade na vanguarda da gestão ambiental com um trabalho nunca antes visto em solo meritiense”, ressaltou Antonio. “A sustentabilidade está conectada ao planejamento urbano. Ações como essa, integram mobilidade, preservação ambiental e valorização dos trabalhadores”, acrescentou o secretário municipal de Habitação, Urbanismo e Iluminação Pública, Leonardo Vieira.