Casa da Flor, São Pedro da Aldeia Sabrina Sá (RC24h)

Neste final de semana o moradores de São Pedro poderão curtir o “Festival Casa da Flor” na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro. No sábado, o evento começa às 14h e segue até as 22h. Já no domingo, o festival inicia às 10h e encerra às 16h.
O objetivo é homenagear o centenário da Casa da Flor, construída pelo artista aldeense Gabriel Joaquim dos Santos e considerada patrimônio cultural material do Brasil.
A programação do “Festival Casa da Flor” será diversificada. O saxofonista Edson Gomes tocará sucessos da música nacional e internacional, em versão instrumental, para o público presente a partir das 14h10.
Às 15h30, acontecerá a exibição do curta “Um certo senhor Gabriel”, que busca resgatar a história de Gabriel Joaquim dos Santos e da construção da Casa da Flor. Às 16h, será a vez da oficina de dança popular com a professora Luciana Marins. A partir das 17h, o público poderá apreciar uma apresentação do Ballet Municipal.
Em seguida, às 18h, a Companhia de Teatro da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes comandará a festa, com a apresentação da esquete “A Casa feita de cacos”. No mesmo horário, terá uma oficina de desenho com o artista Diangelo. Às 19h, o curta “Um certo senhor Gabriel” será reexibido. Para encerrar a noite, a banda Brasilidade embala com canções populares da MPB.
Já no domingo (17), a programação começa às 10h. A partir das 10h15, a reciclóloga Mary Cunha leciona com oficina de artesanato. Às 11h, a Orquestra Sons da Aldeia encantará o público presente com canções populares. Em seguida, às 11h30, o grupo “Ciganeando por aí” fará apresentação de dança cigana.
No início da tarde, a partir das 12h, serão exibidos documentários sobre a Casa da Flor. Um dos destaques do dia será para a Companhia de Teatro Municipal, que fará, mais uma vez, a apresentação da esquete “A Casa feita de cacos”, dirigida por Anna Fernanda Côrrea. A exibição acontece a partir das 13h.
Às 13h20, o professor Diego Vivas lidera a apresentação da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes. Para encerrar o dia, o festival receberá a banda Ramona Rox para um show repleto de grandes sucessos nacionais e internacionais.
O secretário de Cultura, Thiago Marques, comentou sobre a iniciativa.
“Gostaria de convidar toda a população para participar com a gente do ‘Festival Casa da Flor’. Será um momento muito especial, onde a gente vai contar com um grande número de apresentações artísticas. Teremos música, teatro, dança, oficinas, artesanato, dança popular, desenho. Será um momento bacana para toda a família e ter toda a oportunidade de conhecer mais da Casa da Flor e a sua importância para o município aldeense. Este é um patrimônio tombado pelo Inepac, pelo Iphan e, também, reconhecido no mundo”, destacou.
PROGRAMAÇÃO
Sábado (16)
14h – Abertura
14h10 – Apresentação do saxofonista Edson Gomes
15h30 – Exibição do curta “Um certo senhor Gabriel”
16h0 – Oficina de dança popular com Luciana Marins
17h – Apresentação do Ballet Municipal
18h – Apresentação da Cia de Teatro
18h – Oficina de desenho com Diangelo
19h – Exibição do curta “Um certo senhor Gabriel”
20h30 – Show da Banda Brasilidade
Domingo (17)
10h – Abertura
10h15 – Instrumental
10h15 – Oficina de artesanato
11h – Apresentação da Orquestra Sons da Aldeia
11h30 – Apresentação do Grupo Ciganeando por aí
12h – Exibição de documentários
13h – Esquete “A Casa feita de cacos” – Cia de Teatro
13h20 – Apresentação da Escola de Artes com prof. Diego Vivas
14h30 – Show de Ramona Rox