Às 16h, será a vez da oficina de dança popular com a professora Luciana Marins. A partir das 17h, o público poderá apreciar uma apresentação do Ballet Municipal.Lucas Gonçalves (RC24h)
São Pedro promove "Festival Casa da Flor" no final de semana
Evento, realizado em homenagem aos 100 anos do local, será na Praça Hermógenes Freire da Costa, com várias atividades culturais e shows
Neste final de semana o moradores de São Pedro poderão curtir o “Festival Casa da Flor” na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro. No sábado, o evento começa às 14h e segue até as 22h. Já no domingo, o festival inicia às 10h e encerra às 16h.
O objetivo é homenagear o centenário da Casa da Flor, construída pelo artista aldeense Gabriel Joaquim dos Santos e considerada patrimônio cultural material do Brasil.
A programação do “Festival Casa da Flor” será diversificada. O saxofonista Edson Gomes tocará sucessos da música nacional e internacional, em versão instrumental, para o público presente a partir das 14h10.
Às 15h30, acontecerá a exibição do curta “Um certo senhor Gabriel”, que busca resgatar a história de Gabriel Joaquim dos Santos e da construção da Casa da Flor. Às 16h, será a vez da oficina de dança popular com a professora Luciana Marins. A partir das 17h, o público poderá apreciar uma apresentação do Ballet Municipal.
Em seguida, às 18h, a Companhia de Teatro da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes comandará a festa, com a apresentação da esquete “A Casa feita de cacos”. No mesmo horário, terá uma oficina de desenho com o artista Diangelo. Às 19h, o curta “Um certo senhor Gabriel” será reexibido. Para encerrar a noite, a banda Brasilidade embala com canções populares da MPB.
Já no domingo (17), a programação começa às 10h. A partir das 10h15, a reciclóloga Mary Cunha leciona com oficina de artesanato. Às 11h, a Orquestra Sons da Aldeia encantará o público presente com canções populares. Em seguida, às 11h30, o grupo “Ciganeando por aí” fará apresentação de dança cigana.
No início da tarde, a partir das 12h, serão exibidos documentários sobre a Casa da Flor. Um dos destaques do dia será para a Companhia de Teatro Municipal, que fará, mais uma vez, a apresentação da esquete “A Casa feita de cacos”, dirigida por Anna Fernanda Côrrea. A exibição acontece a partir das 13h.
Às 13h20, o professor Diego Vivas lidera a apresentação da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes. Para encerrar o dia, o festival receberá a banda Ramona Rox para um show repleto de grandes sucessos nacionais e internacionais.
O secretário de Cultura, Thiago Marques, comentou sobre a iniciativa.
“Gostaria de convidar toda a população para participar com a gente do ‘Festival Casa da Flor’. Será um momento muito especial, onde a gente vai contar com um grande número de apresentações artísticas. Teremos música, teatro, dança, oficinas, artesanato, dança popular, desenho. Será um momento bacana para toda a família e ter toda a oportunidade de conhecer mais da Casa da Flor e a sua importância para o município aldeense. Este é um patrimônio tombado pelo Inepac, pelo Iphan e, também, reconhecido no mundo”, destacou.
PROGRAMAÇÃO
Sábado (16)
14h – Abertura
14h10 – Apresentação do saxofonista Edson Gomes
15h30 – Exibição do curta “Um certo senhor Gabriel”
16h0 – Oficina de dança popular com Luciana Marins
17h – Apresentação do Ballet Municipal
18h – Apresentação da Cia de Teatro
18h – Oficina de desenho com Diangelo
19h – Exibição do curta “Um certo senhor Gabriel”
20h30 – Show da Banda Brasilidade
Domingo (17)
10h – Abertura
10h15 – Instrumental
10h15 – Oficina de artesanato
11h – Apresentação da Orquestra Sons da Aldeia
11h30 – Apresentação do Grupo Ciganeando por aí
12h – Exibição de documentários
13h – Esquete “A Casa feita de cacos” – Cia de Teatro
13h20 – Apresentação da Escola de Artes com prof. Diego Vivas
14h30 – Show de Ramona Rox
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.