São Pedro da Aldeia João Víctor Oliveira (RC24h)
São Pedro da Aldeia sedia encontro da Rede de Mulheres Pescadoras dos Sistemas Lagunares
Oficina de Empoderamento Social Feminino será realizada na E. M. Francisco Paes Carvalho Filho, no bairro Boqueirão
A presença da mulher na pesca ganha ainda mais força com a criação da Rede de Mulheres Pescadoras dos Sistemas Lagunares. Referência na atividade pesqueira, São Pedro da Aldeia irá sediar a Oficina de Empoderamento Social Feminino. O evento será realizado na segunda (18/09), quarta (20/09) e sexta-feira (22/09), às 15h, na Escola Municipal Francisco Paes Carvalho Filho, localizada na Rua Apolinário Rodrigues Soares, nº 110, no bairro Boqueirão.
O encontro é aberto à participação das mulheres que possuem ligação com a atividade pesqueira. Para participar da oficina, é necessário entrar em contato por meio do número (21) 3923-5513.
Cada dia de curso terá uma temática diferente. Na segunda-feira (18/09), primeiro dia de oficinas, uma advogada, ativista, que presta consultoria para instituições e levanta a bandeira da luta contra o racismo, irá falar sobre os poderes femininos, como por exemplo, os direitos e avanços conquistados nos últimos 200 anos.
No segundo dia de aula, o tema será empreendedorismo feminino, abordando as ferramentas e estratégias de marketing para alavancar vendas. Já no terceiro dia, uma pescadora vai apresentar o trabalho com biojoias com escamas de peixe. Garantindo a representatividade, ela vai contar um pouco sobre seu trabalho e história de vida.
O projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul e conta com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca. A iniciativa também tem parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e entidades como a Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.