Serpente foi resgatada pela Guarda Ambiental de Saquarema e encaminhada para o Instituto Vital BrazilDivulgação/Prefeitura de Saquarema

Os agentes da Guarda Ambiental de Saquarema, na última sexta-feira (10), foram acionados para realizar o resgate de uma cobra que estava dentro do quintal de uma residência no bairro Barra Nova. O animal, uma fêmea adulta medindo 1,5 metros, foi identificado como sendo da espécie Philodryas patagoniensis, popularmente chamada Cobra-parelheira, que é uma serpente de dentição opistóglifa, quando as presas inoculadoras de veneno se encontram na parte posterior da mandíbula. Embora peçonhenta, a serpente não tem importância médica. Porém, após contato com funcionários do instituto Vital Brazil, laboratório oficial do Estado, produtor de soros e medicamentos de uso humano, localizado em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, houve interesse da parte deles no acolhimento do espécime para a realização de pesquisas futuras.


Há relatos de acidentes com o veneno da Cobra-parelheira, porém, não há muitos estudos sobre o assunto. O veneno da Philodryas patagoniensis ocasiona lesões locais importantes e similares as que ocorrem nos acidentes botrópicos, aqueles causados por jararacas e jararacuçus, por exemplo, e muitas vezes os pacientes são tratados com soro antibotrópico.

A Guarda Ambiental de Saquarema alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres. Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate. No caso de cobras, as instruções são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda.

Em caso de acidentes com animais peçonhentos, a vítima deve ser encaminhada imediatamente ao hospital. Caso não seja possível, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do número 193.