Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho da Silva completou quatro anos de existência nesta terça-feira (4)Divulgação/Prefeitura de Saquarema

O Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho da Silva completou quatro anos de existência nesta terça-feira (4). Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o Centro é referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência em Saquarema. Inaugurado em 2019, a unidade multidisciplinar atende a pacientes de 0 a 18 anos incompletos, com diagnósticos fechados e específicos como as síndromes raras, Síndrome de Down, Microcefalia, Hidrocefalia, Autismo, Paralisia Cerebral, deficiências físicas e Prematuridade, entre outras.


Atualmente, a maior demanda é para a deficiência intelectual, principalmente o Autismo, presente em cerca de 80% dos pacientes em acompanhamento. Até o momento, no CMR tem em seus arquivos o total de 500 prontuários de pacientes, mas nem todos em atendimento contínuo, gerando um total aproximado de 28.200 atendimentos anuais.

Para dar conta do trabalho, a equipe do Centro é composta por 30 profissionais de várias áreas e disponibiliza os seguintes serviços: Fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, massoterapia, terapia ocupacional, terapia aquática, estimulação precoce, assistência social, autoestima, neurologia infantil e psiquiatria infantil.

Mas não são apenas aqueles que frequentam o Centro Municipal de Reabilitação (CMR) na condição de paciente que recebem cuidados. Os seus responsáveis desfrutam de todos os serviços do Espaço Autoestima (salão de beleza), recebem atendimento psicológico e orientação nutricional, têm acesso ao serviço social e contam com sessões de massoterapia. Somente de responsáveis, são prestados pelo Centro cerca de 3.840 atendimentos por ano.

Nova especialidade e ampliação do atendimento

Com a mudança do local de funcionamento do Centro de Reabilitação Municipal, prevista para acontecer brevemente, para a Cidade da Saúde, complexo hospitalar que vem sendo construído pela Prefeitura de Saquarema, no bairro Verde Vale, no qual já funciona o recém-construído Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, o CRM ganhará mais uma especialidade: a visual. A capacidade de atendimento do CER III na nova sede também poderá ser ampliada com um aumento de cerca de 40% em relação aos números atuais.

“Desde a primeira vez que recebi mães e pais no meu gabinete, vi o quanto seria importante a criação do Centro de Reabilitação, não só para os pacientes atendidos, mas para os responsáveis por cada um. Hoje, quatro anos após a inauguração do Centro, tenho certeza de que dispor de tratamento clínico, médico e terapêutico perto de casa ajuda a mudar a vida dessas crianças e, principalmente, dos pais, que também necessitam cuidado e carinho. Estamos oferecendo esses cuidados, com toda atenção a detalhes, que significam muito para quem se dedica integralmente”, explica a Prefeita Manoela Peres.

O Centro Municipal de Reabilitação Professora Dilma Coutinho da Silva funciona na Travessa do Ingá, 79, no bairro Gravatá, em Saquarema, e atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações podem ser obtidas, por telefone ou WhatsApp, no número 22 99730-2289.