Prefeitura de Saquarema promove semana de combate à doença de ParkinsonDivulgação/Prefeitura de Saquarema

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando diversas ações para marcar a semana de conscientização sobre a doença de Parkinson. As atividades são gratuitas e abertas à população.


A doença de Parkinson

O Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. Ela ocorre por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem a substância dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. O diagnóstico da doença é feito com base na história clínica do paciente e no exame neurológico. Não há nenhum teste específico para o seu diagnóstico ou para a sua prevenção.

Os sintomas do Parkinson consistem em aumento gradual dos tremores, lentidão de movimentos, caminhar arrastando os pés e postura inclinada para frente. O tremor afeta os dedos ou as mãos, mas pode também afetar o queixo, a cabeça ou os pés. Pode ocorrer num lado do corpo ou nos dois e pode ser mais intenso num lado do que no outro. O tremor ocorre quando nenhum movimento está sendo executado e por isso é chamado de tremor de repouso. Não existe cura para a doença, porém, ela pode e deve ser tratada, não apenas combatendo os sintomas, como também retardando o seu progresso.
“O diagnóstico do Parkinson ainda é um tabu para muitas pessoas. Precisamos conscientizar a população de que quanto mais cedo descobrirmos a doença, temos mais chances de retardar a sua evolução e aumentar a qualidade de vida do paciente”, explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. João Alberto Oliveira.
A seguir, a programação da Secretaria Municipal de Saúde com atividades que vêm sendo realizadas nesta semana do combate ao Parkinson:
Dia 10, às 9h30 - Orientação aos profissionais da Prefeitura e palestra e orientação aos idosos sobre a doença, no Centro de Convivência. Às 14h, atividade física para a promoção da qualidade de vida, na Unidade Básica de Saúde - UBS de Bacaxá.
Dia 11, às 9h30 - Orientação para a promoção da qualidade de vida, no Centro Dia.
Dia 12, às 9h - Atividade física para a promoção da qualidade de vida, na Estratégia Saúde da Família - ESF de Barreira.
Dia 13, às 9h30 - Palestra e orientações aos idosos sobre a doença e atividades físicas, na Praça do Bem Estar. Às 14h, orientação aos profissionais da Prefeitura.
Dia 14, às 9h30 - Orientação aos profissionais da Prefeitura.