Saquarema participou na sexta-feira (5) do XVI Workshop Nacional do Bandeira Azul, no CearáDivulgação/Prefeitura de Saquarema

A cidade de Caucaia, no Ceará, recebeu, na última sexta-feira (5), representantes da Prefeitura de Saquarema e de outras cidades e estados do país para a realização do XVI Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul. A cidade anfitriã foi uma das que alcançaram a certificação internacional de sustentabilidade das praias em 2022.
O programa Bandeira Azul está presente em 50 países, com mais de 5 mil bandeiras espalhadas pelo mundo. O Brasil ocupa a 23ª posição de países com mais certificações no mundo, com 40 bandeiras em 21 municípios, incluindo Saquarema, com a Praia de Itaúna.
Para a temporada 2023, novas certificações estão previstas para o Brasil, de acordo com Leana Bernardi, Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul. “Em 2023/2024 temos cerca de 50 locais que estão em fase piloto com possibilidade de receberem o selo. O programa tem se alastrado rapidamente pelo país, o que contribui para o desenvolvimento da sustentabilidade em praias, marinas e embarcações”.
Um dos grandes desafios do programa está relacionado aos seus 34 critérios obrigatórios:. “A nossa missão é árdua. Estamos sempre em busca de uma comunicação objetiva com o nosso comitê gestor e a Administração Pública para alcançarmos o propósito da manutenção da bandeira. Graças ao trabalho de toda a gestão municipal, temos conseguido grandes avanços”, explicou Marcelli Ladeira, Coordenadora Local do Programa Bandeira Azul de Saquarema.
“Participar de um evento como este é de extrema importância para Saquarema. Estamos trabalhando com a equipe da nossa Secretaria para conseguirmos a manutenção da certificação em nossa cidade para a próxima temporada”, explicou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.
Novas bandeiras em Saquarema
Com o trabalho para a manutenção da Bandeira Azul na Praia de Itaúna, as equipes da Prefeitura de Saquarema também estão empenhadas para buscar novas certificações para o município, que tem mais de 38 quilômetros de praias e boas chances de ter mais certificações iguais a de Itaúna.
“A Bandeira Azul em Itaúna colocou Saquarema em um seleto grupo de cidades do planeta que possuem praias com gestão sustentável. Além da conservação e da presença do programa na Praia de Itaúna, começamos a projetar a inscrição de uma nova praia da cidade, com intuito de desenvolver ainda mais as atividades ambientais e de sustentabilidade em Saquarema. Os trabalhos estão na fase inicial, mas as expectativas são excelentes. Desta forma, conseguiremos desenvolver ainda mais o turismo e a economia sustentável em nossa cidade”, afirmou a prefeita Manoela Peres.
Presentes XVI Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul, representando o município de Saquarema, estavam o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro; a Coordenadora Local do Programa Bandeira Azul, Marcelli Ladeira; o Diretor-adjunto de Eventos, Raineri Martins; e a Assistente da Coordenação Local do Bandeira Azul, Sueli Silva.